sábado, 16 de outubro de 2010

Biscoitos Vienenses com Chocolate (Wiener Nougatstangen)

Essa receita, apesar de fácil de executar, me deu um trabalhão pra botar em prática. Eu queria exatamente a receita de uma revista alemã que uma amiga me deu há alguns anos (ela tinha me dado uma caixa cheia de biscoitos que ela fez, entre eles, estes). Não tinha tido a coragem de fazê-los, pois não entendo Alemão...Mas agora, resolvi fazer, então aí estão.


Ingredientes:

200 g de manteiga à temperatura ambiente
75 g de açúcar de confeiteiro
Um pacote de 8 g de açúcar de baunilha (Vanillezucher, em Alemão) (substiruí por 7 g de açúcar de confeiteiro mais ½ colher de chá de essência de baunilha)
200 g de farinha de trigo
50 g de amido de milho (maisena)
Para a cobertura:
100 g de chocolate para cobertura*

Preparo:

Pré-aquecer o forno a 180 graus Celsius (350 F, ou 325 F em forno de convecção).
Cobrir duas assadeiras grandes com papel manteiga (daquele próprio para assar no forno).

Bater a manteiga com o açúcar de confeiteiro e açúcar de baunilha até ficar cremoso. (cuidado para não bater muito, pois o biscoito ficaria quebradiço).

Misturar a farinha com a maisena e adicionar à manteiga com açúcar, misturando tudo (ou batendo mais um pouco, na batedeira).

Colocar parte da massa em um saco de confeitar acoplado com bico estrela médio e injetar em ângulo sobre uma das assadeiras, em “bastões” de aproximadamente 5 cm de comprimento. Assar por cerca de 10 minutos. Deixar esfriar na assadeira.

Picar o chocolate de cobertura e derreter em banho-maria. (ou no microondas, a 40%, mexendo após cada 30 segundos). Mergulhar uma das extremidades de cada biscoito no chocolate derretido. Colocar sobre papel manteiga e deixar a cobertura de chocolate esfriar e secar.

* No original, era chocolate meio amargo.
Também se pode acrescentar algumas nozes ou amêndoas picadinhas, e passar nos biscoitos junto com o chocolate.
Também pode fazer os biscoitos simples, sem o chocolate.

Nota: depois que fiz todo o trabalho de tradução (para isto tive até que copiá-la da revista, em alemão), descobrir quanto o pacotinho de açúcar de baunilha tinha (usei há muito tempo, mas não tinha em casa no momento), pensar em como faria a devida substituição (além da pesquisa de como fazê-lo em casa usando pauzinhos de baunilha de verdade), fazer os mesmos e tirar as fotos, resolvi pesquisar em português (claro!!!, né???), descubro que tinha gente que publicou, inclusive com fotos passo-a-passo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário