domingo, 14 de novembro de 2010

Brigadeiro de Microondas

A pedidos...


Ingredientes:

1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de achocolatado em pó
1 colher de sopa de manteiga

Equipamento: vasilha de vidro refratário própria para forno e microondas, funda.
ATENÇÃO: Não usar plástico. O brigadeiro esquenta bastante. Cuidado ao manusear o recipiente com o brigadeiro quente. Ele pode quebrar se houver choque térmico*.

Preparo:

Misturar todos os ingredientes com uma colher, diretamente no refratário. Colocar no microondas a potência ALTA por 2 minutos. Esperar 1 minuto. Retirar, mexer até ficar uniforme (a manteiga estará derretida por cima).


Colocar no microondas, potência ALTA novamente, por mais 1 minuto. Retirar. Mexer. Fazer o processo até completar 6 minutos ou passando no teste da consistência: retirar, com uma colher de chá, um pouco do doce e colocar num pires contendo água gelada. Se estiver maleável, está bom para "enrolar" os docinhos.

Notas:

Se quiser brigadeiro de colher, deixar um total de 4 minutos, somente.

Para mais quantidade do docinho, dobrar os ingredientes. Porém o tempo nem sempre é o dobro. E o tempo de cada vez pode ser maior. Por exemplo, para 3 latas de leite condensado (3 vezes a receita), eu normalmente uso 3 minutos, retiro, misturo. Mais 3 minutos, retiro, misturo. A partir daí coloco 2 minutos de cada vez, misturando sempre no final. No meu microondas fica uns 15 minutos. Nunca consigo contar o tempo total, pois no meio do cálculo esqueço quanto eu tinha feito na vez anterior...

A quantidade de tempo de cozimento também depende do leite condensado. Se o mesmo estiver na despensa por muito tempo, está quase virando "doce de leite", e assim já está mais consistente. Por isso, cozinha menos tempo para ficar no ponto de moldar os docinhos.

Opinião pessoal: prefiro o sabor do brigadeiro feito na panela. Mas quando se coloca o granulado, dá para disfarçar a consistência/gosto diferente. Pouca gente nota...

*Já tive um refratário da Anchor quebrado em milhares de pedacinhos enquanto eu mexia no brigadeiro quente. Uma das causas pode ter sido que ele foi colocado sobre o balcão um pouco molhado, ou talvez o recipiente não aguentava altas temperaturas. Estou usando há bastante tempo um da Pyrex, que está "indo bem". Mas agora eu espero um minutinho antes de retirar o recipiente do microondas e mexer o conteúdo.

Um comentário:

  1. Eu adooorei esse blog, vou comemorar minhas bodas de papel mes que vem e ja estou atras de gostosuras e aqui tuuuudo muito facil e simples..

    ADOREI ♥
    Beijos

    ResponderExcluir