quarta-feira, 28 de março de 2012

Jambalaya (arroz com linguiça e frango da Louisiana)

Em meus dias de folga recentemente participei de um workshop de comida Americana (não fizemos hamburguer, não...). Um dos pratos que a Diane, americana que cozinha de verdade, nos mostrou foi essa "paella" da Louisiana. Ela também explicou que essa receita é da versão "Cajun", um dos grupos étnicos da região (o outro é o "Creole"). Ela comentou que a linguiça tem que ser do tipo "Andouille", mas na minha opinião, ainda dá pra fazer o prato sem ter desse tipo de linguiça (eu nunca tinha ouvido falar dessa, antes de morar nos "Istates").



Jambalaya com Linguiça e Frango

Ingredientes:

2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola grande, picada
1 pimentão grande, picado (se não gostar do verde, usar vermelho, que é mais suave)
1 cenoura, cortada em cubinhos pequenos
3 talos de aipo, picadinhos
3 dentes de alho, amassados
350 g de linguiça (preferência do tipo Andouille), cortada em rodelas
500 g de peito de frango sem osso, cortado em cubos
2 xícaras de arroz
600 g de tomate picado em lata ou molho de tomate
2 xícaras (500 ml) de caldo de galinha preparado
1 folha de louro
2 colheres de chá de tempero tipo Cajun ou Creole (encontrado em lojas especializadas, ou preparar em casa usando esta receita)
Cebolinha cortada em aros, para decorar

Preparo:

Aquecer o azeite em uma panela de ferro do tipo "Le Creuset". Adicionar a cebola, o pimentão, o aipo e a cenoura. Cozinhar por uns 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adicionar o alho, misturando por uns 30 segundos. Acrescentar a linguiça e o frango e cozinhar por mais uns 8 minutos até que o frango esteja dourado. Adicionar o arroz. Continuar cozinhando e mexendo, até que o arroz fique dourado, por uns 5 minutos. Acrescentar o restante dos ingredientes, exceto a cebolinha. Diminuir o fogo. Cobrir a panela e cozinhar em fogo baixo até que o arroz esteja macio e o líquido tenha evaporado (aproximadamente 45 minutos. Mexer a cada 10 minutos, acrescentando mais líquido, se necessário). Retirar a folha de louro. Servir, coberto com cebolinha picada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário