domingo, 7 de outubro de 2012

Peru de Natal ou Thanksgiving

O meu peru foi dado pela empresa por ocasião do último Dia de Ação de Graças, ou seja, quase 10 meses atrás... No Thanksgiving (ou Dia de Ação de Graças) do ano passado, viajamos para Minneapolis, e quando voltamos não tivemos mais tempo. Em janeiro minha filha abria o congelador e dizia: "esse peru de Thanksgiving ainda está aqui???" Bom, claro que ela cansou de perguntar... O fato é que esse ano não consegui fazer nem um sorvete na minha sorveteira, pois não tinha lugar no congelador para o recipiente da sorveteira, que tem que ficar pelo menos um dia inteiro lá... Finalmente, um fim de semana frio e sem baladas chegou: resolvi descongelar o peru.
Como só fiz peru na minha vida uma vez, fui lá na internet procurar receitas. Detestei todas as receitas daqui dos Istates, todas levavam algum tipo de ingrediente doce. Ou tinha açúcar, ou maple syrup ou algo parecido. Resolvi apostar nas receitas brasileiras. Peguei uma do Tudo Gostoso, meu site favorito de receitas no Brasil. Mas a receita, apesar de ter vários comentários de gente que a fez, continha uns errinhos. Falava em alho no modo de preparo, mas não mencionava alho na lista de ingredientes. Fui no "instinto" e dei umas modificadas, ficando assim:


Ingredientes:

1 peru de mais ou menos 4 kg
2 cebolas grandes cortadas em pedaços
4 dentes de alho
1 colher de chá de molho Tabasco vermelho (molho de pimenta)
1 colher de sopa de mostarda Dijon
2 xícaras de vinho branco seco
3 xícaras de caldo de galinha (dissolver 1 1/2 cubo)
1 xícara de chá de manteiga derretida
3 colheres de chá de sal

Preparo:

Pré-aquecer o forno a 350oC.
Bater no liquidificador as cebolas, o alho, o molho Tabasco, a mostarda, 1 xícara do vinho, 1 xícara do caldo de galinha, a manteiga e o sal. Adicionar o restante do vinho e do caldo de galinha.
Levar o peru a uma assadeira grande e, usando uma concha de sopa, ir colocando o molho dentro da cavidade do mesmo. Segurar a pele do peito do peru com uma mão, e com a outra, ir furando com uma faca de ponta por dentro (da carne do peito). Cada vez que furar, colocar um pouco do molho, usando uma bisnaga de plástico ou um um injetor de tempero.
Colocar um pouco desse molho também sobre a cavidade da cabeça. Finalmente, regar todo o peru com o molho restante.
Cobrir o peru com papel alumínio e levar ao forno por 3 horas. De vez em quando, abrir e regar com o molho que está na assadeira.
Retirar o papel alumínio e deixar assar por mais 30 minutos, até ficar dourado.
Se quiser, usar um termômetro próprio para peru (o meu já veio com um, desses que levanta quando o peru está bom).
Quando fatiar e servir, regar com algumas colheradas do caldo da travessa, pois assim o peru fica mais molhadinho.

Nota: quem quiser ver a receita original, pode clicar aqui.