segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Nome do blog e primeira receita - Galinha Guisada


Outro dia estava pensando que se tivesse que abrir um restaurante, ia se chamar "Volta ao Mundo". E por que? Porque não ia querer fazer sempre as mesmas comidas. As pessoas vão ao restaurante porque:
1-Gostam de comer
2-Não sabem cozinhar
3-Não querem cozinhar
4-Não querem lavar prato (meu caso, atualmente)
5-Não querem limpar a cozinha (meu caso, também)
6-Não querem arrumar a casa pra receber visitas, então levam as visitas ao restaurante
7-Não dá tempo de ir pra casa almoçar
8-A casa é pequena pra chamar muita gente
9-Foi convidado
(vou acrescentar mais itens à lista, quando lembrar)
Então porque ter sempre os mesmos pratos na lista do restaurante? Não seria interessante variar? Não seria interessante conhecer pratos de outros lugares do mundo?
Então, já que não tenho vontade de montar um restaurante, pelo menos posso escrever sobre as receitas que faço. Algumas coisas não vão entrar aqui, por exemplo: fígado....(eu não gosto de comer isso, então porque vou fazer?)
Bom, vamos lá. A primeira receita é uma coisa que me dá uma saudade danada de comer, e quase não se encontra na internet: Galinha Guisada. O povo lá do "Sul" não deve ter a mínima idéia do que se trata. Mas não tem problema, com as fotos que vou postar e um pouquinho de imaginação, será possível reproduzi-la. Afinal, é fácil de fazer.

Galinha Guisada




Ingredientes:


1 galinha em pedaços
suco de 1 limão
1 tomate cortado em quadradinhos
1 cebola picada
1/2 pimentão cortado em fatias
2 tabletes de caldo de galinha
1 maço de coentro (inteiro)
1 colher de sobremesa de azeite
1 colher de sopa de colorau
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 colher de sopa de vinagre
sal e pimenta


Preparo:


Lavar os pedaços da galinha. Juntar o suco do limão à galinha. Deixar descansar por alguns minutos. Depois, lavar a galinha novamente para retirar o limão.

Colocar a galinha, junto com os outros ingredientes, numa panela funda e cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos. NÃO PRECISA ACRESCENTAR ÁGUA. Mexer de vez em quando.

Variação:
Acrescentar cenoura em rodelas e/ou pedaços de batata no início do cozimento.


Essa receita é ótima pra fazer com antecedência. Aliás, fica mais gostosa umas horas depois de preparada, ou até mesmo no dia seguinte. Bom também quando se vai receber visitas, pode-se fazer esta "parte" antes, e deixar mais tempo para outros pratos que precisam ser feitos na hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário