sexta-feira, 25 de junho de 2010

Salada Chinesa de Pepino



Salada Chinesa de Pepino (Sichuan Cucumber Salad)


Esta é uma receita da região de Sichuan na China. A maioria dos restaurantes, em toda a China, serve a mesma, como entrada.

Ingredientes:


2 pepinos
1 ½ colher de chá de sal
1 ½ colher de sopa de vinagre de vinho tinto
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de açúcar (preferência tipo Demerara)
½ pimenta de cheiro, picada
1 colher de sopa de óleo de gergelim

Preparo:

Cortar os pepinos no sentido longitudinal. Usando uma colher pequena, retirar a parte interna, com as sementes. Cortar os pepinos em fatias finas de no máximo 1 cm de espessura. Colocar os pedaços de pepino num coador e salpicá-los com sal. Deixar descansar por no mínimo 1 hora. Desta forma, os pepinos irão liberar água, evitando que isto aconteça depois. Também, ficarão mais crocantes assim. Depois de escorrer, arrumar os pedaços de pepino em papel toalha e secar bem, espremendo um pouco para que liberem mais água.

Fazer o molho, misturando o vinagre, o molho de soja e o açúcar.

Esquentar em uma frigideira (de preferência em uma wok) o óleo de gergelim, adicionar a pimenta, fritar por aproximadamente 30 segundos.

Misturar novamente o molho, acrescentar à frigideira. Deixar esquentar um pouco, e em seguida acrescentar os pepinos, cozinhando por no máximo 1 minuto. Servir quente, imediatamente, ou colocar na geladeira para servir frio.

Dica:

Se quiser menos picante, diminuir a quantidade de pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário