segunda-feira, 26 de julho de 2010

Filé ao Molho de Vinho da Estelita

Já comi esse várias vezes, feito pela própria Estelita. Ela trabalhou muitos anos na casa da minha tia, hoje está aposentada, mas sempre vai lá dar uma mãozinha.
Finalmente tive a oportunidade de acompanhá-la fazendo essa delícia.
Uns dias depois, fiz também. Não ficou igual, igual, mas "deu pro gasto".



Filé ao Molho de Vinho

Ingredientes:

Para marinar:

2 tomates picados
1 cebola pequena ralada
2 dentes de alho amassado
1/2 pimentão verde picado
3 ramos de coentro, picados
sal
1/3 xícara (80 ml) de vinho tinto

Ingredientes restantes:

1 peça de filé mignon (completamente descongelado)
azeite ou manteiga para fritar
1 colher de chá de açúcar

Preparo:

Juntar os ingredientes do marinado acima. Misturar. Dividir o filé em 2 ou 3 pedaços. Colocar os mesmos no marinado. Deixar marinando por umas 3 horas.

Retirar a carne do marinado, reservando-o.
Esquentar a manteiga ou azeite na frigideira, acrescentando um pouco do açúcar (isto fará com que o filé fique mais escuro). Colocar um dos pedaços do filé. Fritar por todos os lados, movendo sempre. Se juntar líquido, retirar e colocar o mesmo dentro do recipiente que contém o molho do marinado reservado. Quando o filé ficar todo marrom por fora (porém ainda um pouco vermelho dentro, ou a gosto), retirar. Fazer o processo para todos os pedaços, sempre usando um pouco de gordura (azeite ou manteiga) e açúcar. Sem esquecer de retirar o líquido que se formar.
Manter o filé aquecido enquanto prepara o molho.

Fazendo o molho:
Colocar o caldo do marinado (que recebeu algum líquido do cozimento) em uma panela pequena. Acrescentar uma folha de louro. Colocar no fogo para ferver por alguns minutos. Coar o caldo. Se quiser mais espesso, acrescentar um pouco de farinha de trigo e deixar ferver mais até engrossar.
Cortar o filé em fatias, arrumando sobre uma travessa (Se o filé tiver ficado muito vermelho por dentro, pode-se passar os bifes na frigideira, bem rapidinho). Despejar um pouco do molho sobre a carne. Colocar o restante em uma molheira e servir junto com o filé.

Servir com arroz (branco ou de brócolis, por exemplo) e batata sauté ou puré de batata.

Um comentário:

  1. Não entendi se o filé é da Estelita ou o vinho!! kkk
    Esqueceu de acrescentar um detalhe importante: usar um pouco de extrato de tomate no marinado. Eu tb costumo colocar molho inglês e shoyo.

    ResponderExcluir