sábado, 7 de agosto de 2010

Docinho Bem Casado

Este docinho é uma variante do brigadeiro. É um docinho servido nas festas de aniversário, principalmente as infantis, de Pernambuco. Não tem a receita em nenhum dos meus livros de receitas, e na internet, o doce com esse nome é um biscoito, de influência da culinária portuguesa. Mas em Pernambuco o bem casado é o da receita que apresento.



Ingredientes:

2 latas de leite condensado
4 colheres de sopa de achocolatado em pó
2 colheres de manteiga
1 gema de ovo
açúcar para polvilhar

Preparo:

Fazer o brigadeiro (parte de chocolate):
Colocar uma das latas de leite condensado, o achocolatado e 1 colher de manteiga em uma panela, mexer bem e levar ao fogo baixo, mexendo regularmente. Estará no ponto quando estiver largando da panela (para testar, retirar um pouco com uma colherinha e colocar em um pires com água fria, ele deve ficar molinho porém fácil de moldar). Deixar esfriar.

Fazer a parte branca:
Colocar a outra lata de leite condensado, a gema e 1 colher de manteiga em outra panela, mexer e levar ao fogo baixo, mexendo sempre. Estará no ponto quando estiver largando da panela (demora mais que o brigadeiro). Deixar esfriar.

Montando o bem casado:
Fazer bolinhas de tamanho igual com as duas parte (preta e branca). Juntar uma bolinha do "branco' a uma bolinha do "preto", apertando para que as duas partes se colem. Passar em açúcar e colocar em forminhas. Fazer o mesmo com o resto das massas de doce.

Versão de bem casado da Nena:
Para a parte branca, usar 1 lata de leite condensado, 2 colheres de sopa bem cheias de leite em pó e 1 colher de manteiga. Misturar, levar ao fogo baixo até dar o ponto (demora menos do que a outra versão).

4 comentários:

  1. ahahahah
    É verdade mesmo. O bem casado que td mundo conhece lá no sul é o tal do doce com biscoito.
    Mas eu ainda prefiro o nosso!
    ahahaha
    beijokas

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. que vontade de ir numa festinha de criança e comer todos os doces que eu tenho direito! haha

    deu água na boca ;)

    ah! adorei o chá com cubos de framboesa! vou tentar fazer!

    obrigada pelas visitinhas e pelo carinho!

    beijoquitas ;**

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga Daiane, que é bahiana, disse que lá tem também. E chamam de "Casadinho". Eu estou aprendendo muito escrevendo essas receitas...

    ResponderExcluir