segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pavê Sonho de Valsa

Já fiz esse inúmeras vezes, mas estava na fila esperando pra ser publicado. Ele é tão comum para nós, que esquecemos de fazer para os nossos amigos que não são do Brasil. Mas cada vez que faço recebo muitos elogios e pedidos de receita.



Ingredientes:

Camada do fundo:
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
3 gemas
2 colheres de chá (10 ml) de amido de milho (Maisena)
2 colheres de sopa (30 ml) de açúcar

Camada intermediária:
12 bombons tipo "sonho de valsa", "ouro branco" ou "serenata de amor"
1 xícara (240 ml) de leite
1 colher de sopa (15 ml) de amido de milho (Maisena)
2 colheres de sopa (30 ml) de açúcar
4 colheres de sopa (60 ml) de chocolate em pó (sem açúcar)

Camada superior:
3 claras
6 colheres de sopa (90 ml) de açúcar
1 lata de creme de leite sem soro e gelado

Preparo:

Levar o leite condensado, a mesma medida de leite, as três gemas, a maisena e o açúcar ao fogo, mexendo sempre. Desligar quando ficar com uma consistência cremosa.
Despejar o creme em uma travessa tipo Pyrex com mais ou menos 5 cm de altura e deixar esfriar um pouco.
Picar os bombons e espalhá-los sobre o creme.
Levar os ingredientes da camada intermediária (leite, amido de milho, açúcar, chocolate) ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Retirar do fogo e deixar esfriar. Despejar na travessa sobre os bombons picados.
Bater as as claras em neve com 6 colheres de açúcar. Depois de consistente, misturar o creme de leite pouco a pouco, com uma colher de pau.
Despejar a mistura de claras e creme de leite sobre o chocolate na travessa.
*Sugestão para enfeitar a parte de cima do pavê (opcional): Na mesma panela em que fez o creme de chocolate, colocar uma colher de sopa de leite com um pouco de chocolate em pó. Levar ao fogo por uns minutos até ferver. Usando uma colher pequena, ir despejando gota a gota desse líquido sobre o pavê. Em seguida, usando a mesma colher ou de preferência uma faca, "arrastar" cada gota de chocolate sobre o creme superior, devagarinho para não afundar tudo, fazendo desenhos.
Levar ao congelador por várias horas até endurecer. Retirar do congelador 20 minutos antes de servir para que esteja fácil de retirar.





2 comentários: