sexta-feira, 17 de junho de 2011

Carne pra semana toda da Rachel Ray

Ando sem inspiração para postar as coisas que, apesar da falta de tempo, ainda faço. Como estou sem fazer nada no momento (mesmo?) e só tenho o computador comigo, aproveito para escrever uma das últimas, que foi realmente uma receita para preguiçosas, para quem não entende muito de cozinha, ou como eu, para quem está com pressa. Bom, pressa de preparar. Pois demora tanto cozinhando, que é preciso planejar algumas horas antes. Mas dá certo. Fica uma delícia. Eu vi outro dia no programa da Rachel Ray onde ela cozinha em um dia o que vai servir para o jantar dos 5 dias da semana. Ela serviu com polenta (não fiz), mas eu sugiro o nosso velho e bom arroz ou a minha querida e Nordestina “macaxeira” . O que sobra dá para guardar por muito tempo, e vira recheio de sanduiche.




Carne pra semana toda da Rachel Ray

Ingredientes:

2,5 kg de carne para assar (lagarto, patinho, costela)
Sal e pimenta
4 colheres de sopa de azeite de oliva
4 cebolas medias, cortadas em anéis
4 dentes de alho, fatiados
4 folhas de louro
Uma pitada de cravo em pó ou tempero allspice (cravo, noz-moscada e canela)
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 xícara (250 ml) de vinho branco
2 xícaras (500 ml) de caldo de galinha ou carne (1 cubo nessa quantidade de água quente)
4 tomates picados (usei em lata, mais ou menos 1 xícara)

Preparo:

Pré-aquecer o forno a 180 oC.
Temperar a carne com sal e pimenta a gosto.
Em uma panela grande de ferro tipo Le Creuset, colocar 2 colheres de azeite de oliva e levar ao fogo. Adicionar a carne e fritar de todos os lados até ficar marrom, mais ou menos 12 minutos.
Retirar a carne da panela e escorrer a gordura da carne que tiver acumulado. Deixar a carne em um prato.
Colocar as outras 2 colheres de sopa de azeite na panela, acrescentar a cebola e o alho, as folhas de louro, e adicionar um pouco de sal e pimenta. Deixar cozinhar por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescentar uma pitada de cravo em pó e o extrato de tomate. Deixar cozinhar mais um minuto.
Adicionar o vinho e misturar bem. Em seguida, acrescentar o caldo de carne ou galinha dissolvido na água e os tomates picados. Misturar bem. Colocar a carne na panela, junto com todo o molho, misturar bem. Tampar.
Levar a panela ao forno por 1 hora e meia, depois destampar e deixar assando por mais 1 hora. Tampar novamente e assar por mais 1 hora e meia ou até a carne ficar bem macia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário