domingo, 7 de agosto de 2011

Macarons Franceses - Variações

Além do trabalho e viagens (a trabalho, claro, nada de diversão), estive também estudando para uma prova de certificação, por isso andei sumida. Quem lê meus posts já sabe que desde que comecei a trabalhar, não encontro mais tempo para escrever. Mas isso não quer dizer que não estou cozinhando. Infelizmente, 90% do que faço não vem mais para o blog.
Pois bem, desde que fiz macarons pela primeira vez, há pouco mais de um mês, não paro de querer fazer e comer mais. A francesa que vende macarons aqui foi de férias para a França e me deixou "na mão". O que foi bom, assim me deparei com o desafio de tentar aperfeiçoar os meus. Confesso que é uma das coisas mais difíceis que já fiz. Sempre dá pra comer, mas nunca vem igual a vez anterior. Eles são bastante suscetíveis a umidade, por sinal. Outra grande dificuldade é organizar o tempo. Normalmente o recheio deve ser feito antes, de preferência no dia anterior, e ser levado à geladeira. E depois de colocar a massa nas formas, tem que esperar, senão eles não formam o "pé", aquela base furadinha dos lados que deixa os macarons tão bonitinhos. Mas vamos lá às dicas:

Usar farinha de castanha de caju, no lugar da farinha de amêndoa

Fiz e ficou simplesmente divino. Eram castanhas torradas mas sem sal. O problema que pode dar é se você for triturar as castanhas em casa no multiprocessador, tem que tomar cuidado para não passar e virar pasta de castanha. Foi o que aconteceu da segunda vez que fui fazer com castanhas. Acabei por substituir a maior parte por farinha de amêndoa mesmo, que já estava pronta.


Recheio de manteiga (buttercream)
Ingredientes:

3 ovos
200g de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de essência de baunilha (melhor se usar as sementes de 2 pauzinhos de baunilha)
250 g de manteiga à temperatura ambiente (melhor, ainda gelada, mas não muito dura)

Preparo:

Bater os ovos com o açúcar de confeiteiro na batedeira em alta velocidade, até que fique uma mistura esbranquiçada bem fofa, dobrando de volume. Levar ao fogo médio, e acrescentar a baunilha. Mexer constantemente até que fique uma massa consistente. Despejar em um recipiente raso e levar à geladeira por algumas horas.
Bater a manteiga na batedeira em velocidade alta até ficar bem fofa. Juntar à mistura de ovos e açúcar que ficou por um tempo na geladeira (deve estar mais firme) e bater mais um pouco.
Usar para rechear os macarons no lugar do ganache de chocolate.


Variação no recheio de manteiga: recheio com água de rosas

Acrescentar, nos ingredientes acima, uma xícara (250 ml) de água de rosas. Usar quando for levar a mistura de ovo ao fogo, na hora em que acrescentar a baunilha. A água vai evaporar, mas o aroma fica. O resto do processo é igual.  Se quiser, ao fazer os biscoitinhos, usar corante rosa.


Macarons de baunilha

Eliminar as raspas de grapefruit/laranja e o corante laranja. Acrescentar uma colher de chá de essencia de baunilha ou as sementes de um pauzinho de baunilha, enquanto estiver batendo as claras com açúcar. Fazer conforme a receita no post anterior. Quando se usa as sementes, ficam uns pontinhos pretos na massa, que aparecem nas casquinhas dos macarons.


A receita completa, pode ver no meu post anterior.

4 comentários:

  1. Que bela surpresa chegar ao seu blog hoje, adorei e já estou seguindo!

    Aproveito para te convidar a conhecer o meu, o Gourmandisme, e participar do sorteio que está acontecendo: uma cesta de produtos Hershey's! beijos

    ResponderExcluir
  2. Um dia eu quero experimentar esses danadinhos, ate comprei os ingredientes, mas amarelei hehe

    Bjux

    ResponderExcluir
  3. Ola Bruna, oi Gabbix
    Obrigada pela visita.
    Levei varios dias pra responder porque realmente esta dificil conciliar trabalho, casa e prazeres (cozinhar e escrever blog).
    Pra fazer os macarons precisa mesmo estar com bastante tempo livre, mas no final a gente aproveita. Mesmo que nao saia certo da primeira vez, ainda assim da pra comer...
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Os melhores recheios que encontrei!Parabéns

    ResponderExcluir