sábado, 7 de julho de 2012

Creme brulee

Uns dias atrás meu filho "gourmet" estava com desejo de creme brulee. Essa é uma sobremesa francesa (e também espanhola - chama-se crema catalana nessa versão). Brulee quer dizer queimado. Porque o açúcar por cima do creme é queimado, ficando uma casquinha crocante. É muito fácil, o difícil é fazer sem ter o principal equipamento para o açúcar queimado: o maçarico de cozinha. Como eu tenho um, eu posso fazê-la. Acredito que dá para fazer esquentando algum instrumento metálico como uma espátula, mas nunca usei, então não posso dar a dica.

Aí vai a receita.


Ingredientes:

3 gemas de ovo
100 ml de leite
250 ml de creme de leite fresco
50 g de açúcar
uma colher de chá de essência de baunilha

1 colher de sopa de açúcar para fazer o açúcar queimado

Preparo:

Pré-aquecer o forno a 120 oC.
Misturar as gemas, o leite, o creme de leite, o açúcar e a baunilha. Despejar em forminhas de porcelana tipo ramekins (ou outro tipo que possa ir ao forno). Colocar as forminhas com o creme dentro de uma forma metálica grande e levar ao forno para assar por 35 a 40 minutos.
Assim que retirar do forno, salpicar o açúcar restante sobre cada um dos potinhos. Usando o maçarico de cozinha, queimar o açúcar. Pode servir depois que esfriar, ou colocar na geladeira por umas horas antes de servir. Porém, se ficar muito tempo na geladeira, o açúcar queimado deixa de ser crocante.



Nota: pode-se também assar o creme em uma forma retangular ou quadrada, e servir as porções, mas não fica tão bonitinho quanto em potinhos individuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário