Páginas

quinta-feira, 11 de março de 2010

Bulgogi - Carne marinada Coreana

Comia isso nos restaurantes coreanos em Shanghai. Outro dia me deu uma saudade, fui na internet procurar onde poderia ter um restaurante coreano aqui em Michigan. Se tem coreano vivendo aqui, se tem até igreja coreana, claro que terá um restaurante coreano, pensei. Descobri dois. Escolhi um deles e fomos lá. Tava gostosinho, mas dava pra notar que o restaurante já foi importante, aqui. Tinha um monte de fotos de personalidades locais, jogadores de basquete e futebol americano, artistas. Muita gente que nunca ouvi falar, ou porque não eram do meu tempo (novinha que eu sou, eh,eh,eh), ou por eu não ser daqui. Bom, mas realmente o lugar está bastante decadente (como aliás, alguns outros lugares por estas bandas).
Então há uns dias, resolvi procurar na internet as receitas. Achei facilmente. Segundo alguns dos "blogueiros", esta comida, na Coréia, é como "meatloaf" (bolo de carne) para os americanos. Eu diria então que é como feijoada pra brasileiro. Pode não ser comida de todo dia, mas é uma coisa típica.
E muito estrangeiro (não coreano) gosta dessa comida, afinal, no meio de tanta coisa apimentada que tem na cozinha coreana, é até bem suave de gosto. Um pouco adocicado, é verdade, por isto fiz a minha versão com menos açúcar. Aqui vai.

Carne marinada Coreana - Bulgogi (pronuncia Pulgogi)

Ingredientes:

500 g de alcatra, filé ou contra-filé cortado em fatias bem fininhas (corte a carne parcialmente congelada, para facilitar)
80 ml (1/3 de xícara) de molho de soja
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de óleo de gergelim
3 dentes de alho amassados
1cebola média cortada em anéis (opcional)
2 cebolinhas, incluindo a parte branca, picada
2 colheres de sopa de gergelim torrado
1/4 colher de chá de flocos de pimenta vermelha em flocos (pimenta calabresa). Usar menos se quiser mais suave
2 pitadas de pimenta preta
1/4 colher de chá de gengibre picado ou ralado (opcional)
1/2 kiwi picado (opcional). IMPORTANTE: Usar somente uma hora antes de servir, senão a carne "esfarela".

Preparo:

Misturar todos os ingrediente, exceto a carne e os anéis de cebola. Quando a maior parte do açúcar se dissolver, acrescentar a carne e os anéis de cebola e "massagear" a carne e a marinada com as mãos. Cobrir e levar à geladeira por 1 hora, no mínimo (também de um dia para outro).

Na foto acima eu tinha acabado de juntar tudo. A carne ainda estava vermelha.

Nesta foto eu tinha deixado marinar por algumas horas, mas ainda não tinha levado para grelhar.


Colocar algumas fatias de carne em uma camada única numa frigideira e fritar de cada lado até ficar cozido. Pode usar uma chapa ou grelha, e também pode ser feito no forno bem quente, por poucos minutos. Outra opção é assar na churrasqueira. É bem rápido.


Servir com arroz quente. Também se come enrolado em fatias de alface. 

NOTA: O kiwi é usado para acentuar o sabor adocicado e amaciar a carne, mas se a mesma estiver cortada bem fininha, não precisa acrescentar nada para amaciar. Os coreanos também usam um suco de pera coreana, mas eu não encontrei aqui, então não posso comentar sobre a diferença. 

Eu não usei o kiwi desta vez, mas vou fazer isso da próxima, para comentar. Se bem que, tendo usado filé, que já é bem macio, e cortado bem fininho, estava bem "molinho".
 
Não consegui tirar foto do prato já feito (não deu tempo, estava com tanta fome....). Bom, fiz de novo no dia seguinte e tirei foto do meu prato, que esfriou...

2 comentários: