Mais uma receita da Food & Wine de Setembro/2010. Como eu estou na minha "fase quinoa", tudo o que é receita desse grão eu tento fazer. Depois de comprar todas as ervas (complicado isso) e começar a receita, descubro que não tinha as sementes de erva-doce. Total: abri um saquinho de chá de erva-doce e retirei um pouquinho das folhinhas secas de dentro, colocando na receita. Não sei se ficaria diferente sem isso, mas de qualquer jeito, ficou até gostosinho. Inicialmente eu servi o camarão ao lado da quinoa, mas achei o camarão muito salgado e a quinoa faltando sal, de modo que resolvi misturar tudo e servir como manda a receita original.
A receita é fácil, difícil é juntar todos os ingredientes. Coisa pra chef profissional, que já tem tudo isso na cozinha de trabalho, né?
Camarão com Quinoa e Pesto
Ingredientes
Para marinar o camarão:
1 kg de camarão médio, descascado
1/2 colher de chá de alho em pó
1/2 colher de chá de cebola em pó
1/2 colher de chá de páprica
1/2 colher de chá de orégano seco, picado
1/2 colher de chá de sementes de erva doce
1/4 colher de chá de tomilho seco
1 colher de sopa de óleo de canola
1/2 colher de chá de sal
1/4 de colher de chá de pimenta.
Para o pesto:
1/4 xícara de folhas de manjericão fresco
2 colheres de sopa de salsinha fresca
1 colher de sopa de alecrim fresco
1 1/2 colheres de chá de folhas de tomilho fresco
1 dente de alho
2 colheres de sopa de queijo parnesão ralado
2 colheres de sopa de azeite de oliva
sal e pimenta a gosto
Para cozinhar a quinoa:
1 1/2 xícaras de quinoa, lavada e escorrida
2 1/4 xícaras de água
1 colher de sopa de óleo de canola
Preparo:
Em um saco de plástico tipo zip, misturar o camarão com todos os outros ingredientes do marinado. Fechar o saco e misturar bem o conteúdo, para que o camarão fique totalmente coberto com o tempero. Deixar descansar à temperatura ambiente por 30 minutos.
Enquanto isso, pré-aquecer o forno a 220 oC (forno quente).
Colocar todos os ingredientes do pesto em um multi-processador e bater até ficar homogêneo. Temperar com sal e pimenta.
Em uma panela, misturar a quinoa com a água e o óleo. Temperar levemente com sal e levar para ferver. Cobrir e cozinhar em fogo baixo até que a quinoa esteja macia, cerca de 15 minutos. Deixar descansar por 5 minutos. Transferir para uma travessa e manter quente.
Espalhar o camarão em uma assadeira, levar para o forno por cerca de 8 minutos, até os camarões ficarem ondulados e cor-de-rosa. Cortar os camarões em três pedaços e adicionar a quinoa e o pesto. Misturar bem, acertar o sal e a pimenta e servir.
Sugestão:
Quem sabe fique bom também com cuscuz, no lugar da quinoa. Eu não tenho aqui do cuscuz brasileiro, portanto não posso testar. Mas quando eu provar com o cuscuz marroquino, eu digo como ficou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário