sábado, 1 de maio de 2010

Vagem Frita Chinesa no Estilo de Sichuan

Quando eu morava na China eu ia a um restaurante chinês (dããããã!!!!... Como se fosse difícil achar um restaurante chinês na China, hein?...) bem simplezinho perto de casa. Era comida tipica de Xinjiang, uma região no Oeste do país por onde passava a "Rota da Seda". Tudo no restaurante era maravilhoso, mas um dos meus pratos favoritos era uma vagem frita com alho e bem picante, continha uma pimenta redondinha que deixa o lábio dormente, mas que faz querer comer mais.
Quase dois anos depois, minha amiga chinesa daqui me leva a um restaurante tipo buffet de comida asiática, e como uma vagem com um sabor bem parecido, porém não apimentado como aquele. Vou à internet, e encontro a receita. Lá diz que é um prato típico de Sichuan, não fala nada sobre Xinjiang. De qualquer forma, parecia o que eu queria. Como não consigo encontrar dois dos ingredientes, faço assim mesmo. Pois não é que ficou parecido? Aqui vai a minha versão.



Vagem Frita Estilo Sichuan

Ingredientes:

3 colheres de sopa de óleo de soja ou canola
250 g de vagem lavada, escorrida, talo cortado
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de gengibre picado
1/2 colher de sopa de camarão seco picado bem miúdo
pimenta de cheiro ou pimenta calabresa a gosto
1 a 2 gotas de óleo de gergelim
1 colher de chá de açúcar
1/2 colher de chá de sal

Preparo:

Esquentar o óleo em uma frigideira grande ou wok. Quando estiver bem quente, adicionar a vagem. Fritar por aproximadamente 5 minutos, mexendo sempre, até que pareça que tem umas "bolhinhas" queimadas na casca.
Retirar do fogo e secar bem com papel toalha.

Eliminar quase todo o óleo da frigideira, deixando apenas uma colher de sopa, mais ou menos. Esquentar esse óleo, acrescentar o alho, o gengibre, o camarão, a pimenta. Fritar por mais ou menos 1 minuto.


Voltar a vagem para a frigideira, acrescentar o óleo de gergelim e o açúcar, misturar bem. Adicionar o sal, misturar. Servir imediatamente.

Um comentário: