Páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Paella Marinera

Agora sim, paella de verdade...
Tem muita maneira de fazer paella. A versão abaixo foi tirada de um livro muito completo sobre a culinária Espanhola, que comprei quando estava lá. No caso da paella com frutos do mar, o mais importante (além do arroz e alguns frutos do mar, é claro), é o caldo de peixe e o açafrão, seja ele puro ou uma mistura, como os temperos chamados "paellero" (que na realidade, contém um pouco de açafrão e cúrcuma (em inglês, turmeric), também muito utilizado na cozinha indiana.


Paella Marinera



200 ml de azeite de oliva

4 camarões grandes

4 lagostas

250 g de anéis de lulas

2 tomates sem pele e cortado em quadradinhos

400 g de arroz

1 l de caldo de peixe (ideal feito em casa, com cabeças e carcaça de peixe)

sal

um pouco de açafrão, dissolvido em um pouco do caldo de peixe, quente (ou temepero pronto para paella,  como o "Paellero")

250g de mexilhões cozidos



Aquecer o azeite em uma frigideira grande ou em uma panela específica para paella (também chamada de paella, na Espanha). Acrescentar os camarões e as lagostas e deixar dourar um pouco, retirar e reservar. Colocar as lulas no óleo e acrescente o tomate. Adicionar o arroz, refogando um pouco, em seguida acrescentar o caldo de peixe, misturando. Adicionar sal a gosto (provando o caldo, fica um pouco salgado, mas quando cozinhar, o arroz absorve o sal). Acrescentar o açafrão dissolvido no caldo reservado. Cozinhar por 10 minutos em fogo alto e depois mais 10 minutos em fogo baixo. Adicionar os mexilhões, lagostas e camarões por cima do arroz. Deixar repousar por uns 5 minutos antes de servir.
 
Notas e dicas:
 
Se não tiver mexilhões, não tem problema. Mas fica mais bonita assim.
Outra opção é cortar tirinhas de pimentão vermelho e colocar por cima da paella quando a mesma já tiver "arrumada", mas deixando cozinhar junto. Fica bonita a paella, bem colorida.
Também fica bonita (e nutritiva) com algumas ervilhas congeladas. Colocar na panela assim que acrescentar o arroz.
As lagostas devem ser cortadas ao meio no sentido longitudinal. Ao fritá-las inicialmente, fazê-lo com a "carne" das mesmas viradas para baixo, para a panela. Mas na hora de colocá-las por cima do arroz, deixá-las com a "carne" voltada para cima. Uma coisa que faço é colocar um pouco do caldo que forma no início da cocção (com uma colher) sobre as mesmas, dá mais sabor.

Nos restaurantes na Espanha, principalmente na comunidade Valenciana, o cardápio pode ter mais de uma centena de tipos de arroz. Cada um mais gostoso...







Justamente no dia em que publiquei essa receita, o Alton Brown estava lá no Food Network contando como fazer uma paella. Adoro os programas dele, parece que está ensinando engenheiros a cozinhar...O que achei interessante na paella que ele fez: ele cozinhou numa churrasqueira a carvão. Além disso, ele colocou alecrim na paella dele. Fiquei curiosa pra fazer essa receita, pois não consigo imaginar o sabor que essa erva deu. Aqui está, pra quem quiser: http://www.foodnetwork.com/recipes/alton-brown/paella-recipe/index.html. Ler a receita é um saco, melhor é ver o vídeo, mas aparentemente, não publicaram na net.

Depois eu vou postar outros tipos de paella.  

Um comentário:

  1. Hmmmm eu faço de um jeito totalmente diferente! Como faço o caldo de peixe? Carcaças refogadas com todas as verduras, tudo cozido por bastante tempo, é isso?
    Recebi o convite para postar aqui e já aceitei. Vou preparar algum material =)

    ResponderExcluir