Páginas

domingo, 18 de dezembro de 2011

Macarons de Framboesa

A receita abaixo é igual à primeira receita de macarons que escrevi, só muda a cor do corante e o recheio (ganache de framboesa e chocolate branco).

Quando eu tiver mais tempo, vou postar a receita simplificada que aprendi no curso da Cecilia, a francesa que mora aqui perto e é uma especialista em macarons. A receita dela eh muito menos complicada, só que eu ainda não tive tempo de estudar para escrever aqui.



Fazer os "biscoitinhos" de amêndoas (os macarons):

Ingredientes:


180 g de farinha de amêndoas, quanto mais fina, melhor
240 g de açúcar de confeiteiro
1/3 colher de chá de sal

140 g de clara de ovo (separada um dia antes de preparar os macarons, e deixada na geladeira)
1 colher de chá de pó de clara de ovo (aqui se chama pó de merengue)
80 g (aproximadamente 5 colheres de sopa) de açúcar (refinado ou granulado)
corante rosa ou vermelho


Preparo dos biscoitinhos:


Em uma tigela grande, juntar a farinha de amêndoas, o sal e o açúcar de confeiteiro, todos peneirados. Misturar.

Preparar as formas (mais ou menos 3 ou 4) para assar, com papel manteiga próprio para ir ao forno. Sobre as folhas de papel, desenhar círculos de mais ou menos 2,5 cm, espaçados de pelo menos 1 cm. Virar o papel e colocar o mesmo sobre a forma. Fazer isso em tantas folhas quantas formas for usar. Sugiro ter à mão a quantidade certa de formas/papel, pois o processo exige "descansar" a massa por alguns minutos. Virar o papel para que não tenha grafite nos macarons.

Bater em neve a clara com o pó de clara de ovo. Usar a batedeira na velocidade máxima para isso. Ir acrescentando aos poucos o açúcar granulado peneirado. Continuar batendo, ainda na velocidade máxima, por mais alguns minutos. Acrescentar algumas gotas do corante e continuar batendo. Bater por vários minutos. Estará bom quando, ao levantar um pouco do merengue com uma espátula, ele ficar bem firme, com apenas uma curvinha em cima, mas sem cair para o lado.
A partir dai, acrescentar (aos poucos) a mistura de amêndoa, açúcar e sal a esse merengue, misturando cuidadosamente com uma espátula de borracha.  Quando estiver bem misturado, colocar em um saco de confeitar com bico redondo.

Cobrir com essa massa os círculos sobre o papel, usando o saco de confeitar.  A massa vai espalhar um pouco, e baixar. Deixar descansando por pelo menos 45 minutos, para que a parte superior dos mesmos fique um pouco seca.

Ligar o forno e deixar o mesmo esquentar, a mais ou menos 150 C.

Levar os macarons ao forno por 10 minutos. Ao final desse tempo, virar a forma e deixar por mais 5 minutos. Retirar do forno e deixar esfriar. Retirar cuidadosamente os macarons do papel manteiga.



Ganache de framboesa e chocolate branco:

1/2 xícara (120 ml) de creme de leite fresco
200 g de chocolate branco picado
1/3 xícara (80 ml) de geléia de framboesa, peneirada

Preparo do recheio:

Colocar o creme de leite numa panela e deixar esquentar bem. Desligar o fogo. Acrescentar o chocolate, mexendo, ate derreter por completo. Adicionar a geléia. Misturar ate ficar uniforme. Colocar numa travessa refrataria, cobrir com filme plástico, diretamente sobre o creme. Levar a geladeira por algumas horas (melhor de um dia para outro).
Usar para rechear os macarons.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Cogumelos ao Marsala com Ervas

Comprei umas caixinhas de cogumelos frescos de vários tipos misturados outro dia para fazer Hot Pot (Fondue Chinês), e sobrou uma. Dentro tinha algumas receitas. Eu tinha QUASE todos os ingredientes, só faltavam dois, então adaptei e criei a receitinha que vai aqui. Detalhe: tem que usar cogumelo fresco, não os champignons de frasquinho que usamos para fazer strogonoff.



1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de alho esmagado
1 colher de sopa de cebolinha picada
350 g de cogumelos frescos, lavados e escorridos
2 colheres de sopa de vinho marsala ou madeira
1/2 colher de chá de tomillo seco
1/2 colher de chá de manjericão seco
uma pitada de noz moscada
uma pitada de allspice
sal e pimenta a gosto

Preparo:

Aquecer o azeite de oliva junto com a manteiga em uma frigideira grande. Acrescentar a cebolinha e o alho e fritar por uns 2 minutos, depois acrescentar os cogumelos, ervas e temperos. Levantar o fogo para médio-alto. Adicionar o vinho marsala. Cozinhar por mais 3 a 4 minutos, mexendo de vez em quando. Retirar do fogo e servir com torradinhas ou como acompanhante a outras comidas.

Dica:

Pode servir com torradinhas, como entrada.
Ou pode usar como molho em algum prato de carne ou peixe.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Torradinhas com Beringela do Marrocos (Zaallouk)

Esta entradinha eu aprendi no Workshop de comida Marroquina que fui há uns meses atrás. Hoje, vasculhando meu outro blog (em inglês), vi que não a tinha traduzido para o Português. Então aí vai:



Ingredientes:

2 beringelas
1 lata de tomate em pedaços
2 dentes de alho
1 cebola
manjericão
azeite de oliva
sal a gosto

Preparo:

Pré-aquecer o forno a 220 °C.
Embrulhar as beringelas em papel alumínio, uma a uma, e levar ao forno para assar, durante 40 minutos a 1 hora.
Levar uma frigideira grande ao fogo médio. Adicionar o azeite de oliva, o alho e a cebola. Acrescentar o tomate, o manjericão, o sal e deixar cozinhar por uns 10 minutos. Reservar.
Uma vez que as beringelas estejam cozidas, retirar a polpa das mesmas e descartar as cascas. Acrescentar a polpa das beringelas à mistura de tomate acima.
Com um mixer manual (tipo "minipimer"), bater essa mistura um pouco, deixando alguns pedaços.
Servir a beringela sobre torradinhas de pão tipo ciabatta.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Queijadinha Facil no Liquidificador

Esta é uma receita baseada na oficial do livro "O Doce Brasileiro", publicado pela Nestlé. Só que eu não tinha coco fresco ralado (aqui nos "Istates", nem pensar. Até vende coco seco, mas nem vende o ralador, nem temos tempo pra isso, que aqui ninguém tem empregados em casa). Então eu adaptei usando coco seco (comprado na seção de ingredientes para bolos) e leite de coco enlatado. Aqui o leite de coco vem da Tailândia ou algum outro país Asiático, mas faz o mesmo efeito do nosso no Brasil.


Ingredientes:

4 ovos
1 lata de leite condensado
2 xícaras (240 ml) de coco seco ralado
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 xícara (240 ml) de leite de coco

Preparo:

Pré-aquecer o forno a temperatura de 200 °C (quente).
Colocar todos os ingredientes, na ordem da lista acima, no liquidificador e bater.
Despejar em forminhas de papel, colocadas dentro de forminhas de metal. Levar ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até começar a ficar marrom por cima.

Notas:
Se quiser uma queijadinha com mais sabor de queijo, colocar mais parmesão.
Para ter a queijadinha menos seca, mais como um quindim, assar em banho-maria (colocando a forma dentro de uma forma retangular com água quente). Assim dá muito mais trabalho, pois na hora de retirar a forma do forno, a água dentro da forma externa pode ir para as queijadinhas (aconteceu comigo).