quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dumpling ou Ravioli Chinês

Fui comer os dumplings na casa da minha amiga chinesa, voltei com desejo de comer mais. Aí lembrei que quando morava na China, tive oportunidade de ver e ajudar a encher esses raviolinhos. Me lembrei do Din Tai Fung, o melhor restaurante que serve esse tipo de comida. Originalmente de Taiwan (está em todos os guias de turismo que falam de Taipei), eles hoje em dia tem filiais em vários lugares do mundo, mas foi num dos restaurantes de Shanghai que tive a chance de experimentar. Depois, quando visitei Tapei, fiz questão de ir no "original". Claro que os meus dumplings não tem nada a ver com o deles, cuja massa é tão fininha que um chef desse restaurante leva 3 anos pra ser treinado. Os principais requisitos, lá, são que a massa tem que estar na especificação de espessura e ao dobrar, tem que fazer o número exato de "dobrinhas" ao apertar.

Mas aí vai a minha primeira versão.



Ingredientes:

Para a massa *:

3 xícaras de farinha de trigo
1 1/4 xícaras de água fria
1/4 colher de chá de sal

Para o recheio:

1 xícara de carne de porco ou boi moída
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de vinho de arroz chinês ou xerez (em inglês, sherry)
1/4 colher de chá de pimenta branca moída, ou a gosto
3 colheres de sopa de óleo de gergelim
1 talo de cebolinha, picada bem miúdo
1 1/2 xícaras de acelga picadinha
1/2 colher de sopa de gengibre fresco, picado bem miúdo
1 dente de alho amassado

Preparo:

Fazendo a massa *:

Colocar a farinha e o sal em uma tigela, misturar uniformemente. Ir acrescentando a água e misturando. Não colocar a água toda, mas ir testando. Quando a massa estiver bem homogênea, se estiver maleável (como massinha de modelar) e não muito seca, está no ponto. Não deixar muito molhada, senão não conseguirá fazer os círculos.



Deixar a massa descansar por 30 minutos, e fazer o recheio enquanto isso.
Quando o recheio estiver pronto, fazer os círculos de massa: pegar um pouco da massa e fazer uma bolinha mais ou menos do tamanho de uma "bola de gude". Com um rolo de madeira, abrir a massa da bolinha, formando um círculo de mais ou menos 7 cm de diâmetro. Colocar o círculo na mão e com uma colher de chá, pegar um pouco do recheio, enchendo a metade desse círculo. Dobrar o círculo ao meio e fechar, apertando. (O dumpling fica parecendo um pastel). Se a massa não colar, passar um pouco de água na beirada e apertar.



Quando todos os dumplings estiverem prontos, cozinhar os mesmos, da seguinte maneira:
Ferver água em uma panela bem grande, colocar mais ou menos 12 dumplings. Tampar. Quando a água ferver, acrescentar 1/2 xícara de água fria. Tampar. Quando ferver novamente, acrescentar mais 1/2 xícar de água fria. Tampar. Repetir o processo mais 1 vez. Retirar os dumplings da água com uma escumadeira. Servir com molho de soja.

Recheio:

Misturar todos os ingredientes do recheio.




* Nota: Aqui vende os círculos de massa pronta para dumplings, portanto facilita bastante o processo, se não quiser fazer a massa do "zero". Sugiro que alguém tente com massa para pasteizinhos que vende nos supermercados brasileiros, na parte de alimentos frios, e me diga se funciona. Acredito que funciona, pois na China fazíamos o contrário, ou seja, usávamos a massa pronta de dumpling para fazer pastel.

E aqui o que a minha filha fez com o que sobrou da massa.



Olhem que lindinhos os dumplings do Din Tai Fung:
http://www.dintaifung.tw/store/ViewItem.asp?Category=6&idProduct=32.

Um comentário:

  1. Comi esse(s) lá em Shanghai faz 1 mes e é maravilhoso!Recomendo
    Obrigado pela dica de como faze-lo.
    Bem legal seu blog, parabens.
    Vou realizar outras consultas breve.

    ResponderExcluir