segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Risoto de Radicchio

Comprei um montão de radicchio pra fazer a salada com uvas. Mas sobrou muito e já tinhamos comido duas vezes a salada. Eu não sei comer a mesma coisa em 2 dias seguidos, mesmo que eu tenha A-DO-RA-DO... Enfim, pra não jogar fora aquele montão de radicchio, fui procurar uma receita com essa folha no melhor lugar pra isso: http://www.google.it/. Não só achei facilmente, como fiquei impressionada com a variedade, só em acessar o primeiro site da lista: http://www.radicchio.it/. Era tanta receita que eu não sabia o que fazer. Vasculhei mais um pouquinho, achei essa outra, para a qual eu tinha todos os ingredientes. Além do mais, estamos no inverno e eu estou com vontade de comer "Comfort Food"...



Ingredientes:

1 colher de sopa de manteiga

300 g de arroz Arborio
1 maçã descascada e picada em quadradinhos
1 cebola pequena, picada
2 maços de radicchio (chicória italiana)
1 litro de caldo de carne preparado, bem quente*
1 colher de sopa (15 ml) de vinho tinto
30 g de queijo parmesão ou grana padano
sal a gosto

Preparo:

Lavar o radicchio. Cortar em quatro partes e eliminar o centro branco, mais duro. Cortar as folhas em tirinhas.
Aquecer a manteiga em uma panela funda e adicionar a cebola, fritando até que a mesma fique transparente, sem deixar queimar. Acrescentar o radicchio e refogar por alguns minutos em fogo baixo. Adicionar o arroz, refogar o mesmo por 1 minuto, até que seus grãos fiquem translúcidos. Adicionar o vinho, mexer um pouco e deixar o mesmo evaporar.
Colocar um pouco do caldo (o mais quente possível *) e cozinhar o arroz por cerca de 18 minutos, adicionando caldo aos poucos, à medida em que o mesmo vai sendo absorvido pelo arroz. Na metade do cozimento, adicionar o sal e a maçã. Continuar adicionando caldo sempre que necessário, mexendo de vez em quando.

No final, polvilhar com o queijo, misturar mais uma vez e desligar o fogo. Mexer mais uma vez antes de servir.


* Dica: Para que o caldo fique sempre quente, sugiro dividir o mesmo em 2 recipientes. Num deles (um que possa ir ao microondas), coloque sempre um pouco do caldo (mais ou menos 200 ml) e esquente no microondas antes de colocar na panela com o arroz, durante o processo de cozimento do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário