segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Macarrão Japonês com Bulgogi

Tinha feito Bulgogi, sobrou um bocado da carne marinada. Para não enjoar, resolvi juntar com macarrão japonês e alguns legumes, em um caldo.
Separei os ingredientes em partes para ficar mais claro o processo de "montagem" do prato.



Ingredientes:

Bulgogi pronto. Aqui está a receita.

Macarrão japonês ou outro oriental de cozimento rápido, cozido como nas instruções da embalagem, e escorrido. Pode usar miojo.

Caldo de carne ou legumes (feito com água fervente e cubinhos de caldo). Opcional: acrescentar flocos de "bonito" ao caldo (que dá um sabor de caldo de peixe). Acrescentar também molho de soja a gosto.

Cogumelos fatiados e grelhados
Aspargos grelhados
Tofu firme

1 colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de girassol
1 colher de chá de óleo de gergelim
1 dente de Alho e 1 colher de chá de Gengibre picados finamente
1 xícara de cenoura em tirinhas
1 colher de sopa de molho de soja
3 colheres de sopa de milho (pode ser em lata, escorrido)

Cebolinha picada a gosto


Preparo:

Com a carne do bulgogi pronta ou sendo feita (pode ser feita na frigideira também), preparar a cenoura: Numa frigideira, esquentar o óleo/azeite com o óleo de gergelim. Adicionar o alho e o gengibre, deixar fritar por uns 2 minutos. Acrescentar a cenoura em tirinhas, fritar por uns 3 minutos, ainda deve estar um pouco crocante. Acrescentar o milho, misturar. Adicionar o molho de soja e misturar. Retirar do fogo e reservar.

Montar os pratos. Em cada prato:

Colocar um pouco do macarrão. Acrescentar um pouco do caldo por cima. Acrescentar a carne (bulgogi) pronta, os cogumelos, o aspargo, o tofu, a mistura de cenoura e milho, e por cima, as cebolinhas picadas.

Nota: Pode usar outros vegetais que tenha à mão. Não tem tofu na minha foto, não tinha em casa. Mas comi vários pratos como esse em restaurantes que vinham com tofu.

Não chamo esse prato de ramen nem de sukiyaki porque acho que não é, realmente. É mais uma visão ocidental de comida oriental...

Nenhum comentário:

Postar um comentário