terça-feira, 16 de novembro de 2010

Salada de Radicchio com Uvas e Pistache

Saiu essa receita no Food Network, só de ver me deu água na boca. Mas no meu usei queijo Gruyére, que ficou bom assim mesmo. Suponho que fica bom também com queijo Parmesão (não o ralado, mas cortado em lascas).
O cheiro das uvas com o estragão é maravilhoso, você começa a comer ali mesmo, na frente da frigideira...
Depois, retirei o estragão e botei num frasco de vidro com azeite de oliva. Ainda não usei, mas acho que fica bom. Só não sei se devia ter feito um processo mais apropriado para criar o azeite aromático. Próxima vez, vou pesquisar isso pra fazer.



Ingredientes:

Para a salada:

1/2 xícara de pistache sem casca
6 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal a gosto
4 1/2 xícaras de uvas, se possível de vários tipos *
1 ramo de estragão fresco
2 radicchios **
pimenta a gosto

Para o molho vinagrete de vinho:

1/4 de xícara de vinagre de vinho tinto
1/4 de xícara de azeite de oliva extra virgem
3/4 de xícara de azeite de oliva
1 colher de chá de suco de limão
sal e pimenta a gosto

Queijo tipo Pecorino para decorar

Preparo:

Pré-aquecer o forno a 150 oC.

Misturar o pistache com 2 colheres de sopa de azeite de oliva e temperar com sal. Levar ao forno até dourar, 5 a 7 minutos. Deixar esfriar.




Fazer o molho vinagrete: Juntar todos os ingredientes do molho, num frasco de vidro com tampa. Tampar o mesmo e agitar bem. Reservar. Agitar  antes de usar sobre a salada.

Aquecer uma frigideira em fogo médio alto, junto com 4 colheres de sopa de azeite. Acrescentar o ramo de estragão. Adicionar as uvas e fritar, mexendo, por 3 a 4 minutos *. A pele das mesmas vai ficando dourada, um pouco chamuscada. Despejar as uvas em um recipiente, para esfriar. Retirar o estragão e descartá-lo.



Cortar o radicchio ao meio e retirar o núcleo. Cortar em tiras de 1/2 cm de largura e colocar em uma saladeira.

Acrescentar as uvas e o pistache à saladeira com o radicchio. Salpicar um pouco de sal e pimenta e misturar. Acrescentar o molho e misturar delicadamente.

Dividir a salada em pratos individuais. Salpicar por cima o queijo Pecorino cortado em lascas com a ajuda de um ralador, e um pouco de pimenta do reino recém moída. Servir.


* Se usar uvas de fazer vinho/suco, deve colocá-las 2 minutos depois, assim elas fritarão somente 2 a 3 minutos. Elas se desfazem mais facilmente, mas são essas que vão deixar um pouco de caldo, que pode ser incorporado à salada.
** Se não quiser o gosto amargo do radicchio, pode trocar por outro tipo de folha: alface, alface americana, espinafre, acelga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário