segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Focaccia com Alecrim na Máquina de Fazer Pão

Eu tenho uma máquina de fazer pão super-velha. Estava jogada no sótão de uma casa onde morei há uns 10 anos. "Ela" já mudou de casa 6 vezes, e continua funcionando, inclusive com um transformador acoplado (é 220V, e aqui temos 110V). A única bronca é que só tem 3 funções: pão normal, pão mais cozido e massa para pão. A função de fazer massa leva 1,5 hora. Demora muito. Geralmente, quando eu penso em pão, já quero comer.... Bom, mas de vez em quando ela quebra um galho danado, e de qualquer forma, pra fazer pão decente, manualmente, precisaria esperar mesmo...
O pão focaccia abaixo eu já fiz várias vezes, é útil quando temos visitas pro jantar ou simplesmente para umas "tapas" (termo espanhol usado pra "tira-gosto") com queijos e vinhos. E o cheiro do alecrim na mão, quando a gente prepara, é incrível. Posso dizer que alecrim é a erva que mais gosto. Estou aqui escrevendo e cheirando minhas mãos...


Ingredientes:

Para o preparo da massa na máquina:

1 xícara (240 ml) de água morna
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de sopa de alecrim fresco ficado
3 xícaras de farinha de trigo própria para pão
1 1/2 (7 g) colheres de chá de fermento biológico seco

Para pincelar sobre a massa:

2 colheres de azeite de oliva
1 1/2 colher de chá de alecrim fresco picado

Preparo:
 
Colocar os ingredientes da massa na máquina de pão na ordem indicada pelo fabricante da mesma. Selecionar função para fazer massa e ligá-la.
Retirar a massa da máquina de pão quando o ciclo está completo.  Colocar a massa em uma assadeira de 9" x 13" ou uma forma de pizza de 12" de diâmetro. Pressionando com os dedos, formar sulcos na massa a cada 5 cm da mesma.



Pincelar com o azeite de oliva restante e polvilhar com o restante do alecrim.
Pré-aquecer o forno a 200 oC. Cobrir a focaccia com filme plástico enquanto pré-aquece o forno.
Assar por 20-25 minutos. Deixar esfriar por 5 minutos antes de servir.

Na hora de servir, fica gostoso "mergulhando" pedaços do mesmo em um pouco de azeite de oliva misturado com sal e umas gotinhas de vinagre balsâmico.

2 comentários:

  1. Olá

    Tudo bem com você?

    Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Volta ao Mundo Restaurante será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

    Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

    Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

    Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

    ResponderExcluir
  2. Su, tô querendo te passar um e-mail mas perdi teu endereço... escreve pra mim.
    Beijos

    ResponderExcluir