sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Menu com Restos do Ano Passado

Voltei das férias de fim de ano e minha geladeira ainda tinha umas coisas do ano passado. Tinha acelga e três folhinhas do bok choy que sobraram do Fondue Chinês. Tinha sálvia que sobrou do não-me-lembro-mais-o-que, tinha arroz congelado e umas "baby" cenouras que estavam velhas demais para serem consumidas cruas. Então resolvi fazer um jantar rápido que incluia todos esses restos. Fiz tudo usando uma só panela, como os chineses. Eles usam a mesma wok para fazer toda a refeição, vão fazendo cada prato e despejando o conteúdo da panela em um prato de servir. Vou mostrar os meus "kitutes" na ordem em que fiz, mas não estou me preocupando com as quantidades. No final, tudo dá certo.

Acelga com alho e molho de soja


Ingredientes:

2 xícaras de acelga, cortadinha em quadrados grandes
3 folhinhas de bok choy (couve chinesa), opcional
1 colher de sopa de óleo de canola
1 colher de sopa de alho picado
1/2 colherinha de chá de gengibre picadinho
1 colher de sopa de molho de soja

Preparo:

Aquecer a frigideira ou wok com o óleo. Acrescentar a acelga e o bak choy, se estiver usando. Misturar bem com o óleo. Deixar fritar por uns 2 minutos. Acrescentar o alho e o gengibre, deixar fritar por mais uns 3 minutos. Acrescentar o molho de soja. Tampar e deixar cozinhar por uns 5-7 minutos. Acrescentar sal, se desejar (o molho de soja já possui). Transferir para um prato de servir.

Filé de Frango com alho e molho de soja

Ingredientes:

1 peito de frango cortado em filés
sal e pimenta
azeite de oliva para fritar
1 dente de alho, picado

Preparo:

Temperar os filés de frango com sal e pimenta.
Na mesma frigideira ou wok que fez a acelga, colocar um pouco de azeite de oliva e deixar esquentar um pouco. Acrescentar o frango. Fritar por 2 minutos. Virar os filés. Fritar por mais um minuto, e acrescentar o alho, misturando bem. Fritar os filés de frango por mais uns minutos de cada lado, até achar que está como desejado. Transferir para um prato de servir.

Arroz com Ovo Mexido e Molho de Soja


Ingredientes:

2 xícaras de arroz cozido
1 colher de sopa de óleo
1 dente de alho, picado
1 ovo
2 colheres de sopa de milho cozido (lata ou congelado)
1 colher de sopa de molho de soja

Preparo:

Na mesma wok ou frigideira que preparou os pratos anteriores, colocar o óleo para esquentar. Acrescentar o alho, misturando bem. Acrescentar o ovo, misturando e deixar fritar por 1 minuto. Acrescentar o arroz e o milho, misturando. Fritar por uns minutos. Acrescentar o molho de soja, misturando tudo novamente. Fritar por mais uns 2 minutos. Transferir para um prato de servir, limpando bem a frigideira dos restos de arroz, com a colher de pau.

Cenoura com Sálvia


Ingredientes:

1 colher de sopa de azeite de oliva
1 xícara de cenoura picada em cubinhos ou rodelas
algumas folhas de sálvia
sal a gosto

Preparo:

Na mesma frigideira ou wok que fez os outros pratos, colocar o azeite para esquentar. Acrescentar a sálvia e a cenoura. Adicionar um pouco de sal e misturar bem. Deixar fritar por uns minutos, até que a cenoura esteja quase cozida completamente, mas ainda crocante por dentro. Servir.


NOTA: Não precisa lavar a panela (frigideira ou wok) entre um prato e outro. Basta apenas retirar toda a comida feita. Depois de preparar a acelga, se ficar um pouco de caldo não tem problema, pode usar este caldo no frango também.

2 comentários:

  1. Ola,
    Venho agradecer e retribuir a sua visita ao meu blog. Agora anda um pouco lento pois estou com construcoens na casa por uns meses. Mas já estou seguindo o seu. Sempre que tiver um tempinho venho ver as novidades e fazer um comentário.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Seja bem vinda, Catarina.
    Obrigada por seguir, e se tiver duvidas ou comentários, estou a disposição para responder. Sei o que é ficar ocupada com a casa e família, especialmente nos EUA.
    Adorei o seu blog, ele é como eu gosto: receitas possíveis de serem feitas e muitas fotos, que nos dão vontade de comer, e portanto, de fazer. Também já estou seguindo o ReceitaseSaboresdoMundo.
    Beijos

    ResponderExcluir