terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Pudim de Leite Condensado

Antes de começar a escrever a receita, uma pequena homenagem: Feliz Aniversário a minha avó, que hoje faz 100 anos. Se ela ainda pudesse falar, eu bem que ia pedir receitas e dicas pra ela...Quando ela era lúcida e forte, ela fazia almoço na casa dela todo domingo. E a família, que era grande, tinha sempre esse ponto de encontro fixo. Nunca esquecerei isso.

Eu provei o autêntico pudim de leite condensado que a mãe da minha amiga Dudu, a dona Lucy, fez. Aí está a receita. Detalhe: ela cozinha o pudim dela em banho-maria no fogo, não no forno. A forma de pudim da dona Lucy tem uns 40 aninhos de idade. Coisa boa não se acaba nunca....mas não fabricam mais.



Ingredientes:

Para a calda:

2 xícaras de açúcar
1 xícara de água

Para o pudim:

2 latas de leite condensado
a mesma medida de leite
3 ovos

Preparo:

Fazer a calda para caramelizar a forma: colocar o açúcar numa panela, levar ao fogo, mexendo até dissolver. Acrescentar a água. Neste momento, borbulha bastante, mas continuar mexendo, até que fique todo incorporado e dissolvido. Espalhar um pouco desta calda na forma que vai ser usada para o pudim, dando voltas na forma até ficar com os lados cobertos por uma camada fina desta calda. Reservar o restante.

Logo em seguida, bater os ingredientes do pudim (leite condensado, leite e ovos) no liquidificador. Despejar na forma caramelizada (quanto antes, melhor, para que a calda não fique somente no fundo). Colocar para assar no forno em banho-maria, ou cozinhar no fogo, também em banho-maria. No fogo, cozinha por mais ou menos 2 horas. Dá para saber que está pronto quando um palito, introduzido no pudim, volta limpo. Deixar esfriar e levar para a geladeira por algumas horas (melhor de véspera). Desenformar sobre um prato ou travessa grande. Cobrir com o restante da calda.
Servir.

2 comentários:

  1. Oi Smello adorei seu red velvet lindo demais também gostei da explicação porque fica vermelho!
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Bem vinda, Eliana
    E o seu tá tão vermelhinho... Meu próximo vou caprichar no corante.
    Ah, eu fiz no Brasil e lá não encontrei corante. Não ficou tão vermelho... Também, não usei o "buttermilk" verdadeiro, e sim o leite com limão...
    um abraço.

    ResponderExcluir