domingo, 11 de abril de 2010

Aspargos ao Alho e Molho de Ostra Chinês

Esses aspargos são deliciosos. Até minha filha, que não come nada verde, gosta.
O chato é ter que descascar um a um. Mas vale a pena.
Dessa eu vez eu tive que cortar pra cozinhar, pois esses eram muito compridos, não cabiam na minha frigideira. Pena que eu (ainda) não tenho uma wok....


Aspargos ao alho e molho de ostra chinês



Ingredientes:



500 g de aspargos verdes frescos
1 colher de sopa de óleo de soja, canola ou girassol
1 dente de alho picadinho
1 colher de sopa de molho de ostra (chinês)
1 colher se sopa de molho de soja
sal, se achar necessário

Preparo:

Com os aspargos inteiros, tirar a casca dos mesmos da metade até o talo. Aparecerá o interior, de cor branca. Isto é necessário para não ficarem duros.

O aspargo descascado fica assim:


Esquentar o óleo numa frigideira grande.

Colocar o alho e deixar fritar por 1 minuto, mais ou menos. Em seguida, acrescentar os aspargos. Mexer um pouco para que os aspargos peguem um pouco do óleo e do alho. Acrescentar uma colher de sopa com água. Tampar e deixar cozinhar por mais ou menos 1 minuto. Colocar o molho de ostra e o molho de soja, misturar outra vez, se quiser, acrescentar um pouco de sal. Tampar mais uma vez. Deixar por mais 1 minuto.

Tirar a panela do fogo. Cuidado para não cozinhar muito. Os aspargos devem ficar crocantes, porém macios. Se cozinhar demasiado, eles ficam muito moles e não tem o mesmo gosto bom.



Notas:

Os Europeus geralmente cortam uma parte grande do aspargo para não ficarem duros. Assim mesmo, normalmente comemos aspargos duros em restaurantes europeus... Aprendi com minha empregada na China a melhor maneira de não deixá-los duros. É “raspando” uma parte da casca dos mesmos até aparecer a parte interior, branca. (Dica: para quem é de Pernambuco: raspar a casca com uma faquinha afiada, parecendo que está descascando cana....)




Esse molho de ostra NÃO tem gosto de ostra. Não sei nem se é feito realmente com ostra. Aqui nos Istates vende na área de comidas asiáticas dos supermercados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário