quinta-feira, 15 de abril de 2010

Panini

Há vários dias tinha um desejo de comer un sanduiche grelhado tipo “panino” italiano, não cansava de pensar no “Il Panino” que frequentava em Shanghai.
Aí vi um anúncio de um sanduiche grelhado do Panera Bread, e fui lá. Tava bonzinho. Mas nada que eu não pudesse me esforçar um pouco e fazer em casa. Acho que o segredo do panino é o PÃO....
Encontrei no mercado perto de casa um pão de forma artesanal, que nunca tinha provado antes. Então fiz o meu “panino”. Como não tenho uma “panini press”, fiz um arranjo, ver na foto abaixo:



Botei a chapa ondulada sobre o fogão, peguei a frigideira mais pesada que tenho, e botei em cima. Quando esquentou, coloquei o sanduiche entre essas duas “partes”. Deixei uns minutos, virei, mais uns minutos, e pronto. Meu sanduiche grelhadinho bonitinho, com cara de “panino” e crocante por fora.



Idéias para Panini



Ingredientes:


2 fatias de pão de forma, ciabatta ou focaccia (no caso deste, uma fatia quadrada grande cortada ao meio em 2 fatias)

Azeite ou manteiga

Queijo fatiado (melhor do tipo que derrete ao esquentar, como mussarela, prato, emental, muenster, gouda)

Fatia bem fina de presunto, peito de peru ou frango. Uma boa idéia é usar o prosciutto italiano, parma, ou jamón serrano (espanhol)

Algum vegetal (tomate fresco ou seco, rúcula, pesto, pimentão vermelho grelhado). Ver como preparar pimentão assado aqui.



Modo de preparo:


Passar azeite ou manteiga por fora das fatias de pão (onde ficará encostado a grelha ou frigideira).

Colocar o recheio.

Com a grelha já bem quente, colocar o sanduiche para tostar. De preferência, “apertar”com uma panela pesada colocada por cima do mesmo.

Virar o lado e torrar mais uns minutos.

Comer imediatamente, pois estará crocante por fora com o recheio amassado porém macio.

Dica:

Picar 3 raminhos de salsa, juntar 1 dente de alho amassado e 1 colher de sopa de azeite de oliva, fritar por uns minutos em uma frigideira pequena até reduzir de volume e ficar quase crocante. Passar numa das fatias de pão, por dentro, e rechear com queijo e tomate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário