Outro dia estava "navegando" no site da revista Cooks Illustrated, me deparei com uma receita de pizza bianca. Lá no Recife tem um restaurante italiano que faz umas pizzas maravilhosas. E sempre que vamos, pedimos de entrada, entre outras coisas, a "pizza bianca". Se trata de uma pizza sem queijo, e o sabor dominante é o alecrim.
Peguei essa receita e fiz, de sopetão. Não prestei atenção que eu ia precisar de pelo menos umas 3 horas pra tê-la pronta. Mas valeu a pena a espera. A única diferença pra pizza lá da Gondola (é o nome do restaurante lá em Recife) é que a da Cooks Illustrated fica mais crocante por baixo, e cheia de buraquinhos. Mas lá no site também diz que quanto mais água na massa, mais fica assim.
Então aí vai a receita.
Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
1 2/3 xícaras de água à temperatura ambiente
1 1/4 colheres de chá de sal
1 1/2 colheres de chá de fermento instantâneo
1 1/4 colheres de chá de açúcar
5 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 colher de chá de sal tipo kosher (ou sal marinho, desses que vem com um moinho)
2 colheres de sopa de alecrim fresco (folhas inteiras)
Preparo:
Misturar a farinha, a água e o sal na batedeira equipada com as paletas de misturar massa (a minha, da Philips, veio com umas paletas com curvas, e funcionou bem) em velocidade baixa até que não se veja mais o "pó" da farinha, aproximadamente 3 a 4 minutos. Se precisar, raspar os lados e o fundo da tigela com uma espátula. Desligar a batedeira e deixar a massa descansar por 20 minutos.
Polvilhar o fermento e o açúcar sobre a massa. Bater em velocidade baixa até que esteja totalmente misturado, 1 a 2 minutos, raspando com uma espátula sobre os lados e o fundo da tigela. Aumentar a velocidade da batedeira e deixar bater até a massa ficar brilhante, lisa e desgrudando das laterais da tigela, de 6-10 minutos. Pode ser que não dê para notar que a massa está desgrudando.
Em uma tigela grande, espalhar 1 colher de sopa de azeite de oliva com os dedos, retirando o excesso de azeite dos dedos numa espátula de borracha. Usando essa espátula com azeite, transferir a massa da batedeira para a outra tigela e despejar uma colher de sopa de azeite por cima. Virar a massa sobre o outro lado para que fique bem coberta com o azeite. Cobrir com filme plástico. Deixar a massa descansar à temperatura ambiente até que tenha quase triplicado em volume e algumas bolhas se formem, de 2 a 2 ,5 horas.
Uma hora antes de assar pizza, colocar uma pedra de assar pizza na grelha do meio do forno e aquecer o forno a 250 oC. *
Untar uma assadeira com 2 colheres de azeite de oliva. Usando uma espátula de borracha, transferir a massa para a assadeira. Usando as pontas dos dedos, ir estendendo a massa na assadeira. Se houver resistência da massa em espalhar, deixar descansar uns 5 minutos para continuar a esticar a massa depois. Deixar descansar a massa na assadeira até apresentar umas bolhinhas, de 5 a 10 minutos. Espetar a massa umas 30 a 40 vezes com um garfo. Polvilhar com sal tipo kosher ou sal marinho moído na hora.
Assar até dourar, uns 20-30 minutos. Aos 10 minutos, salpicar com alecrim por cima e girar a assadeira. Usando uma espátula de metal, transferir a pizza para uma tábua de corte. Pincelar a massa com uma colher de sopa de azeite. Fatiar e servir imediatamente.
* Como eu não tenho pedra de assar pizza, não fiz este passo. Simplesmente deixei o forno esquentar por alguns minutos para colocar a pizza com a forma, somente.
Não tinha alecrim fresco (morreu o meu pezinho, na neve), então usei seco. Mas é melhor com o fresco.