segunda-feira, 27 de junho de 2011

Panquecas de Oat Bran do Dr Dukan

Pois é, continuo na dieta Dukan e indo bem. Perdi 2 kg. Por isso vou falar de uma receita com um componente muito importante da dieta: oat bran, ou farelo de aveia. Acredito que não seja muito difícil encontrá-lo no Brasil.
Como a dieta é toda baseada em proteínas, fica faltando um elemento que dê as fibras necessárias ao organismo. O recomendado por ele (Dukan) é o farelo de aveia. Quem quiser saber mais, favor ir ao site da dieta, em inglês: http://www.dukandiet.com/

A receita está no livro, que contém muitas outras (já fiz duas). Pode-se comer a panqueca em qualquer refeição. Como eu tenho sentido muito a falta do pão, eu tenho feito estas panquecas para suprir esta necessidade. Ao invés de comer carne ou presunto puro, eu coloco dentro de uma panqueca dessas. Além do mais, é melhor do que comer sempre dentro do iogurte.



Ingredientes:

clara de 1 ovo
2 colheres de sopa de farelo de aveia
2 colheres de sopa de iogurte natural desnatado e sem açúcar
1 colher de chá de adoçante próprio para cozinhar (no caso da panqueca doce)
ou
sal, pimenta do reino, ervas, alho picado (um ou mais desses, para panqueca salgada)

Preparo:

Bater a clara de ovo em neve.
Em um recipiente separado, misturar o restante dos ingredientes.
Misturar a clara batida em neve ao restante, cuidadosamente, para que a mistura ainda continue fofinha.
Aquecer uma frigideira anti-aderente (eu sempre uso spray de azeite de oliva, ou dou uma pincelada com muito pouco azeite, antes da primeira panqueca). Colocar a mistura na frigideira e deixar cozinhar por uns 5 minutos até que o lado de baixo esteja ficando marrom. Virar, com a ajuda de uma espátula de plástico. Cozinhar mais um pouco, do outro lado.
Servir.

sábado, 25 de junho de 2011

Patê de Ricota e Ervas para dieta Dukan

Seguindo com receitinhas para a dieta Dukan, inventei essa que praticamente dá para comer na fase de ataque, se bem que o ideal seria usar queijo Cottage, mas o daqui na versão light ficou intragável para mim. Resolvi então usar ricota light.
Obviamente, para estar condizente com a dieta, NÃO pode comer com pão. Minhas opções então foram:
-Comer puro
-Comer com salmão grelhado (salmão temperado com pimenta e sal, pincelado com pouquíssimo azeite de oliva)



Ingredientes:

300 g de ricota light
2 colheres de sopa de endro/dill picado
2 colheres de sopa de cebolinha bem picada
sal e pimenta a gosto

Preparo:

Misturar tudo. Servir.



sexta-feira, 24 de junho de 2011

Melhor sanduba do universo

Melhor sanduba do universo

Nome modesto! kkkkkkkkkk. Mas ficou realmente delicioso, e é simplérrimo de fazer:

Um pacote de pão de caixa cortado ao comprido (próprio para sanduíche gelado);
fatias de queijo;
fatias de presunto;
eu usei também creamcheese para fazer um saborzinho diferente;
margarina ou manteiga.

Em uma assadeira, vai organizando as camadas de pão alternando entre os outros ingredientes e sempre passando um  pouco de manteiga ou margarina em cada fatia de pão(principalmente no fundo e na parte superior).

Leva-se ao forno quente (na temperatura máxima e na grelha inferior do forno). Eu virei na metade do tempo para garantir que o fundo e a parte superior ficassem igualmente douradinhos e crocantes.

Infelizmente 3 minutos depois de pronto descobri um defeito: ele "evapora" rápido (principalmente se tiverem crianças em fase de crescimento por perto).

.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Churrasco de Tofu Marinado no Curry

Tenho uma novidade: estou de dieta. E por isso vou publicar uma receita muito fácil que tanto serve para esta dieta, como e muito saudável. Estou fazendo a dieta Dukan. Esta dieta tem como elemento principal proteínas, em forma de carne, peixe, aves e frutos do mar. Também ovos e derivados de leite desnatado (não queijos). Quem estiver interessado em saber mais, dar uma olhadinha no site: www.dukandiet.com, que esta em inglês, ou procurar no Google em português. Também pode dar uma lida neste artigo: http://www.scribd.com/doc/18713662/DIETA-DAS-PROTEINAS-FRANCESA

Agora vamos a primeira receita. Ela leva tofu, e muitos diriam: Eca!, não gosto de tofu. Mas você sabe que gosto tem? Nenhum. Isso mesmo. Já que não tem nenhum sabor, você pode ACRESCENTAR o que você quiser, que vai “pegar” o sabor do que você quer. Isso mesmo. Basta colocar o mesmo para marinar por umas horas. E foi isso que fiz.




Tofu marinado com curry


Ingredientes:


400 g de tofu firme
1 colher de sopa de curry em pó
1 dente de alho picado (opcional)
Sal a gosto
Agua (já vem com o tofu, normalmente) para marinar

Preparo:

Cortar o tofu em quadradinhos de mais ou menos 2 cm. Misturar o curry, o alho, o sal e agua em um recipiente que caiba os cubos de tofu. Em seguida, acrescentar o tofu e misturar. Deixar marinando na geladeira por algumas horas.



Colocar o tofu em uma grelha e levar a churrasqueira ou ao forno. Deixar assar ate ficar dourado.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Carne pra semana toda da Rachel Ray

Ando sem inspiração para postar as coisas que, apesar da falta de tempo, ainda faço. Como estou sem fazer nada no momento (mesmo?) e só tenho o computador comigo, aproveito para escrever uma das últimas, que foi realmente uma receita para preguiçosas, para quem não entende muito de cozinha, ou como eu, para quem está com pressa. Bom, pressa de preparar. Pois demora tanto cozinhando, que é preciso planejar algumas horas antes. Mas dá certo. Fica uma delícia. Eu vi outro dia no programa da Rachel Ray onde ela cozinha em um dia o que vai servir para o jantar dos 5 dias da semana. Ela serviu com polenta (não fiz), mas eu sugiro o nosso velho e bom arroz ou a minha querida e Nordestina “macaxeira” . O que sobra dá para guardar por muito tempo, e vira recheio de sanduiche.




Carne pra semana toda da Rachel Ray

Ingredientes:

2,5 kg de carne para assar (lagarto, patinho, costela)
Sal e pimenta
4 colheres de sopa de azeite de oliva
4 cebolas medias, cortadas em anéis
4 dentes de alho, fatiados
4 folhas de louro
Uma pitada de cravo em pó ou tempero allspice (cravo, noz-moscada e canela)
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 xícara (250 ml) de vinho branco
2 xícaras (500 ml) de caldo de galinha ou carne (1 cubo nessa quantidade de água quente)
4 tomates picados (usei em lata, mais ou menos 1 xícara)

Preparo:

Pré-aquecer o forno a 180 oC.
Temperar a carne com sal e pimenta a gosto.
Em uma panela grande de ferro tipo Le Creuset, colocar 2 colheres de azeite de oliva e levar ao fogo. Adicionar a carne e fritar de todos os lados até ficar marrom, mais ou menos 12 minutos.
Retirar a carne da panela e escorrer a gordura da carne que tiver acumulado. Deixar a carne em um prato.
Colocar as outras 2 colheres de sopa de azeite na panela, acrescentar a cebola e o alho, as folhas de louro, e adicionar um pouco de sal e pimenta. Deixar cozinhar por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescentar uma pitada de cravo em pó e o extrato de tomate. Deixar cozinhar mais um minuto.
Adicionar o vinho e misturar bem. Em seguida, acrescentar o caldo de carne ou galinha dissolvido na água e os tomates picados. Misturar bem. Colocar a carne na panela, junto com todo o molho, misturar bem. Tampar.
Levar a panela ao forno por 1 hora e meia, depois destampar e deixar assando por mais 1 hora. Tampar novamente e assar por mais 1 hora e meia ou até a carne ficar bem macia.