quarta-feira, 30 de junho de 2010

Carne Assada com Tomilho

Ingredientes:


1 filé de pouco mais de 1 kg (ou contra-filé)
1 cebola
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de óleo ou azeite de oliva
1 folha de louro
1/2 colher de chá de tomilho seco
sal e pimenta

Preparo:
Deixar a carne à temperatura ambiente por 1 hora antes da preparação.
Não colocar sal ou pimenta na carne, isto permite que os sucos da carne permaneçam em seu interior.
Em uma assadeira do tipo Le Creuset (pois vai ao forno em seguida), colocar a manteiga e o óleo/azeite, assar a carne por todos os lados até dourar por toda a parte de fora.
Pré-aquecer o forno a 250 °C.
Adicionar a cebola cortada em quatro pedaços e uma folha de louro à assadeira e salpicar o tomilho sobre
a carne.
Levar a carne ao forno por 30 minutos (20 a 25 minutos por kg de carne). Se a carne ficar muito seca, adicionar uma colher de sopa de água de vez em quando.
Retirar a carne da assadeira e deixá-la descansar, colocando-a em um prato.


Na assadeira, que ficou com o caldo do cozimento, acrescentar um copo de água, sal e pimenta a gosto e levar ao fogo, raspando a gordura do fundo da assadeira enquanto mistura, até formar um molho uniforme.
Desligar o fogo e em seguida, colocar dentro da assadeira um prato fundo emborcado (com o fundo para cima), e sobre este a peça de carne assada.


Cobrir com papel alumínio e deixar descansar por 20 minutos. A carne vai soltar umas gotas de sangue que irão se misturam com o molho.
Retirar a carne da assadeira, colocando-a sobre uma tábua para cortar e levar a assadeira mais uma vez ao fogo para aquecer o molho misturado com o sangue que escorreu.
Espalhar um pouco desse molho no prato onde a carne será servida, cortar a carne em fatias e colocá-la neste prato, cobrindo-a com mais um pouco do molho, servindo o restante do molho à parte, em um recipiente próprio.
Servir com purê de batata, batata frita, arroz e/ou legumes cozidos.


O processo no final dá um pouco de trabalho mas a carne fica muito gostosa, e o molho....hummmm.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Salada Chinesa de Pepino



Salada Chinesa de Pepino (Sichuan Cucumber Salad)


Esta é uma receita da região de Sichuan na China. A maioria dos restaurantes, em toda a China, serve a mesma, como entrada.

Ingredientes:


2 pepinos
1 ½ colher de chá de sal
1 ½ colher de sopa de vinagre de vinho tinto
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de açúcar (preferência tipo Demerara)
½ pimenta de cheiro, picada
1 colher de sopa de óleo de gergelim

Preparo:

Cortar os pepinos no sentido longitudinal. Usando uma colher pequena, retirar a parte interna, com as sementes. Cortar os pepinos em fatias finas de no máximo 1 cm de espessura. Colocar os pedaços de pepino num coador e salpicá-los com sal. Deixar descansar por no mínimo 1 hora. Desta forma, os pepinos irão liberar água, evitando que isto aconteça depois. Também, ficarão mais crocantes assim. Depois de escorrer, arrumar os pedaços de pepino em papel toalha e secar bem, espremendo um pouco para que liberem mais água.

Fazer o molho, misturando o vinagre, o molho de soja e o açúcar.

Esquentar em uma frigideira (de preferência em uma wok) o óleo de gergelim, adicionar a pimenta, fritar por aproximadamente 30 segundos.

Misturar novamente o molho, acrescentar à frigideira. Deixar esquentar um pouco, e em seguida acrescentar os pepinos, cozinhando por no máximo 1 minuto. Servir quente, imediatamente, ou colocar na geladeira para servir frio.

Dica:

Se quiser menos picante, diminuir a quantidade de pimenta.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Lasanha de pão


Massa: 1 caixa de pães de caixa sem casca

Para amolecer, bater no liquidificador:
- 1 cebola pequena
- 1/2 litro de leite
- 50 g de queijo parmesão ralado
- 2 ovos
Umedecer os pães de caixa nessa mistura. A receita original manda passar manteiga nos pães antes de umedecer.

Recheio: fatias de queijo mussalela e presunto.

Montar num pirex as camadas de pão umedecido alternadas com queijo e presunto, sendo que por último coloca só o queijo. Leva ao forno até dourar.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Risoto Italiano na "Rice Cooker"

Hoje fiz o mesmo Risoto Italiano que postei outro dia. Sendo que usei a panela elétrica de fazer arroz, aqui chamam de "rice cooker".

Modo de Preparo

Usando a mesma receita do link acima, pré-aquecer a panela de arroz e fritar a cebola no azeite de oliva. Quando estiver translucente, acrescentar o vinho branco. Misturar. Deixar aquecer um pouco até o vinho evaporar. Acrescentar o caldo de galinha dissolvido em água fervente, misturar e tampar. Colocar na opção para cozinhar o arroz (no meu caso, White Rice). Depois de uns 10 minutos, acrescentar o açafrão. Continuar cozinhando. Perto do final, acrescentar o queijo parmesão, acertar o sal, misturar bem e deixar terminar o tempo total de cozimento.

Estava chateada com a panela, pois estava usando um arroz tipo Basmati que comprei em um saco de quase 10 kg, e não saía bom o arroz.... Acho que o tal arroz é que é ruim. Não vejo a hora que acabe (pois estragar, não vou). Agora que usei arroz arbóreo italiano, a panela se redimiu comigo, tanto que postei a receita e recomendo, digo mesmo que é melhor do que ficar na beira do fogão mexendo o risoto o tempo todo...
Qualquer dia tento a paella no "Rice Cooker". Aguardem.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Crepes de Trigo Sarraceno (Galettes Bretonnes au Sarrasin)

Semana passada uma amiga francesa nos convidou a sua casa, ela fez as "galettes bretonnes", uma espécie de crepe escura feita com farinha de trigo sarraceno. Nunca tinha comido, achei ma-ra-vi-lhosas. Estive sonhando com as mesmas por muitos dias, até que pesquisei na internet, achei algumas receitas, e finalmente fiz, usando as receitas abaixo (doce e sal). Não ficaram tão boas quanto as dela (ela É francesa, tem muita experiência e tem uma "máquina" verdadeira de fazer crepe)




Crepes de Trigo Sarraceno (Galettes Bretonnes au Sarrasin)

Ingredientes da massa:

1-3/4 xícaras (225 g) de farinha de trigo sarraceno (em inglês, buckwheat)

1-3/4 xícaras (225 g) de farinha de trigo nao branqueada
2 colheres de chá de sal
2 xícaras (500 ml) de leite
2 xícaras (500 ml) ml de água, mais se necessário
110 g de manteiga clarificada (ver nota abaixo)

Opção de massa para o crepe doce:

Retirar metade do sal da lista com os ingredientes acima e acrescentar uma ou 2 colheres de sopa de açúcar e uma pitada de canela (mais, se desejar).

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador, bater. Aquecer uma frigideira antiaderente (melhor uma "panela" especializada para crepes), espalhar um pouco da manteiga clarificada com a ajuda de um pincel. Despejar um pouco da massa e rapidamente dar voltas na frigideira, espalhando todo o líquido. Deixar fritar por uns minutos. Passar um pouco da manteiga com o pincel sobre a parte que esta em cima (que já "secou"), e virar, fritando por mais uns minutos do lado oposto.
Colocar o recheio e dobrar o crepe quatro vezes, deixando o recheio "escondido".
Pode deixar os crepes prontos para rechear e servir depois, neste caso, colocá-los na frigideira quente e fritar mais um pouco dos 2 lados (passando manteiga no processo).


Recheios (um ou mais dos ingredientes abaixo, em pouca quantidade):

Queijo gruyére ou emmental ralado.
Presunto
Salmão com queijo philadelphia ou "sour cream"
Raspas de limão e/ou suco de limão), junto com um dos recheios acima
Ovo (quebrar o ovo, espalhar sobre o crepe aberto, na frigideira, e deixar cozinhar um pouco antes de fechá-lo.'

Para o crepe doce, um desses:

Salpicar açúcar e um pouco das raspas de limão
Nutela
Goiabada com requeijão (não testado)

Notas:


Esse crepe fica crocante por fora. Para que isso aconteca, é imprescindível essa manteiga que se passa na frigideira antes de colocar a massa, e tambem a que se passa sobre a massa enquanto se está fritando. Também importante fazer com que a massa fique o mais fina possível. Se quiser pode-se acrescentar mais água à massa líquida e mexer em seguida. Olhando para o crepe já feito, nota-se que a massa apresenta uns "buraquinhos" mais escuros e outros mais claros. Onde está escuro fica mais crocante.

A farinha de trigo sarraceno é muito mais nutritiva que a farinha branca. (Na realidade, é muito usada por quem tem alergia a trigo, pois não tem glúten.) Para saber mais, clicar aqui.


Manteiga Clarificada - Como fazer no microondas:

Colocar a manteiga num recipiente refratário, levar ao microondas a temperatura média até que a mesma derreta por completo. Ao retirar, se verifica uma camada fina por cima, a parte do meio, bastante líquida e bem amarela, e o fundo, quase branco. Retirar a parte de cima com uma colher, desprezando. Retirar cuidadosamente a parte amarela, do meio, e descartar a parte branca, que se depositou no fundo. Esta parte líquida e bem amarelada é a manteiga clarificada. Pode ser congelada por 2 semanas.

Quem quiser fazer a manteiga clarificada no fogão ou saber um pouco mais, ler este artigo.

domingo, 6 de junho de 2010

Macarrão maluco


Acabei de batizá-lo hehehehe. Esse me lembra a adolescência, pois eu fazia demais nessa época (sim, ainda lembro... não tô tão velha assim).
Qualquer massa já cozida, eu inclusive aproveitei um que já estava cozido na geladeira.
Molho:
alho amassado
cebola picadinha
maizena
leite
creme de leite
presunto picadinho
queijo mussarela
queijo parmesão ralado.
Fritar o alho com azeite ou manteiga. Acrescentar a cebola até amolecer, depois a maizena (de preferência dissolvida em um pouco de leite) e leite até a consistência desejada. Deixar a maizena cozinhar, adicionar o presunto, queijos (um pouco de sal se necessário) e por fim o creme de leite.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Bolo de Chocolate de Liquidificador


Ingredientes:

1 xícara de leite
1 xícara de óleo ou manteiga derretida
2 ovos inteiros
1 xícara de achocolatado em pó
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Para a cobertura de brigadeiro (opcional):

1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de achocolatado em pó
1 colher de sopa de manteiga

Preparo:

Pré-aquecer o forno a 180 graus (temperatura média).
Bater o leite, o óleo ou manteiga e os ovos no liquidificador. Acrescentar o achocolatado, bater novamente. Acrescentar o açúcar, bater. Se ficar muito grosso e difícil de bater, acrescentar a farinha de trigo aos poucos e ir mexendo com uma colher de pau até misturar bem. Por fim, acrescentar o fermento e misturar até ficar uniforme.

Colocar em uma forma untada e espolvoreada com farinha e assar no forno médio, por uns 35 minutos (depende do forno). Para saber quando retirar do forno: colocando um palito no meio do bolo que está assando, o mesmo ainda sai um pouco "sujo" de bolo, porém não líquido. Assim está bom. O bolo fica crocante em cima e por dentro fica um pouco molhadinho.

Para a cobertura, juntar todos os ingredientes (da cobertura) em uma forma de vidro refratária e levar ao microondas por 2 minutos à temperatura alta. Mexer bem. Voltar ao microondas por mais 1 minutos à temperatura alta. Mexer novamente. Mais 1 minuto no microondas, mexer, e fica um brigadeiro mole, bom para derramar sobre o bolo ainda morno.