quarta-feira, 9 de junho de 2010

Crepes de Trigo Sarraceno (Galettes Bretonnes au Sarrasin)

Semana passada uma amiga francesa nos convidou a sua casa, ela fez as "galettes bretonnes", uma espécie de crepe escura feita com farinha de trigo sarraceno. Nunca tinha comido, achei ma-ra-vi-lhosas. Estive sonhando com as mesmas por muitos dias, até que pesquisei na internet, achei algumas receitas, e finalmente fiz, usando as receitas abaixo (doce e sal). Não ficaram tão boas quanto as dela (ela É francesa, tem muita experiência e tem uma "máquina" verdadeira de fazer crepe)




Crepes de Trigo Sarraceno (Galettes Bretonnes au Sarrasin)

Ingredientes da massa:

1-3/4 xícaras (225 g) de farinha de trigo sarraceno (em inglês, buckwheat)

1-3/4 xícaras (225 g) de farinha de trigo nao branqueada
2 colheres de chá de sal
2 xícaras (500 ml) de leite
2 xícaras (500 ml) ml de água, mais se necessário
110 g de manteiga clarificada (ver nota abaixo)

Opção de massa para o crepe doce:

Retirar metade do sal da lista com os ingredientes acima e acrescentar uma ou 2 colheres de sopa de açúcar e uma pitada de canela (mais, se desejar).

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador, bater. Aquecer uma frigideira antiaderente (melhor uma "panela" especializada para crepes), espalhar um pouco da manteiga clarificada com a ajuda de um pincel. Despejar um pouco da massa e rapidamente dar voltas na frigideira, espalhando todo o líquido. Deixar fritar por uns minutos. Passar um pouco da manteiga com o pincel sobre a parte que esta em cima (que já "secou"), e virar, fritando por mais uns minutos do lado oposto.
Colocar o recheio e dobrar o crepe quatro vezes, deixando o recheio "escondido".
Pode deixar os crepes prontos para rechear e servir depois, neste caso, colocá-los na frigideira quente e fritar mais um pouco dos 2 lados (passando manteiga no processo).


Recheios (um ou mais dos ingredientes abaixo, em pouca quantidade):

Queijo gruyére ou emmental ralado.
Presunto
Salmão com queijo philadelphia ou "sour cream"
Raspas de limão e/ou suco de limão), junto com um dos recheios acima
Ovo (quebrar o ovo, espalhar sobre o crepe aberto, na frigideira, e deixar cozinhar um pouco antes de fechá-lo.'

Para o crepe doce, um desses:

Salpicar açúcar e um pouco das raspas de limão
Nutela
Goiabada com requeijão (não testado)

Notas:


Esse crepe fica crocante por fora. Para que isso aconteca, é imprescindível essa manteiga que se passa na frigideira antes de colocar a massa, e tambem a que se passa sobre a massa enquanto se está fritando. Também importante fazer com que a massa fique o mais fina possível. Se quiser pode-se acrescentar mais água à massa líquida e mexer em seguida. Olhando para o crepe já feito, nota-se que a massa apresenta uns "buraquinhos" mais escuros e outros mais claros. Onde está escuro fica mais crocante.

A farinha de trigo sarraceno é muito mais nutritiva que a farinha branca. (Na realidade, é muito usada por quem tem alergia a trigo, pois não tem glúten.) Para saber mais, clicar aqui.


Manteiga Clarificada - Como fazer no microondas:

Colocar a manteiga num recipiente refratário, levar ao microondas a temperatura média até que a mesma derreta por completo. Ao retirar, se verifica uma camada fina por cima, a parte do meio, bastante líquida e bem amarela, e o fundo, quase branco. Retirar a parte de cima com uma colher, desprezando. Retirar cuidadosamente a parte amarela, do meio, e descartar a parte branca, que se depositou no fundo. Esta parte líquida e bem amarelada é a manteiga clarificada. Pode ser congelada por 2 semanas.

Quem quiser fazer a manteiga clarificada no fogão ou saber um pouco mais, ler este artigo.

Um comentário:

  1. E esse trigo, será q eu encontro por aqui???
    Vou ficar de olho. Tenho uma receita nova aqui, vou testar e se der certo posto aqui =D

    ResponderExcluir