Ontem estava com uma preguiça danada, e ainda no intuito de dar fim ao que tinha na geladeira, no congelador, e mais complicado ainda, na despensa, resolvi encarar um pedação de NY strip steak congelado há algum tempo... Já fiz essa carne muitas vezes, mas era com Picanha que eu fazia. Confesso que, sendo brasileira e adepta da nossa carne (e da Argentina também), preferi a versão com picanha. Mas quem não tem cão, caça com gato...
Obviamente retirei o pedaço de carne do congelador muitas horas antes. Isso é importante, pois cozinhar carne que não descongelou não dá. A carne fica dura. Do jeito que fiz, mesmo não sendo picanha, ela fica marrom por fora, porém vermelhinha e suculenta por dentro. Se quiser que fique mais escura por dentro, é só assar mais, ou melhor, depois de fatiar por fora, recolocar no forno para assar novamente. Isso é o mesmo que levar novamente à churrasqueira. Na realidade, a picanha é melhor na churrasqueira, mas com os 9 graus (Fahrenheit) que estão lá fora, é dureza pra mim...
Outra coisa importante: usar uma faca boa e bem amolada pra cortar a carne bem fininha. Isso também é a recomendação quando a assamos na churrasqueira. Não deixe ninguém vir cortar a sua carne, depois quem cortou grosso com preguiça vai reclamar que a carne está dura. Então faça as fatias bem fininhas você mesmo, na hora de servir, que de preferência tem de ser bem próxima à saída da carne do forno. Bom, aí vai. Já que é comida para a hora da preguiça, não se pode levar 2 horas lendo a receita e os comentários pra poder fazer.
Ingredientes:
1 pedaço grande de Picanha ou New York Strip, inteiro
sal grosso
Preparo:
Pré-aquecer o forno a 180 C.
Em uma assadeira com uma grelha dentro, mais elevada que o nível da assadeira, despejar um pouco de água (uns 2 mm de altura, no máximo).
Salpicar sal grosso por todo o pedaço de carne.
Colocar a carne sobre a grelha na assadeira, com a parte da GORDURA para cima. Deste modo, a carne ficará sendo "molhada" com o líquido que escorre desta parte.
Cobrir com papel alumínio. Levar ao forno por 20 minutos. Retirar o papel alumínio, deixar assar mais 20 a 40 minutos, dependendo do tamanho da carne. Se achar que está muito queimada por fora, cobrir novamente com papel alumínio até terminar o cozimento.
Retirar a carne, levar a uma tábua de corte. Cortar em fatias bem fininhas. Servir.
domingo, 9 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário